O “Samsung Creative Startups”, programa da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) e que tem o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos de base tecnológica apresentou, nesta terça-feira (30), as soluções criadas pelas nove startups que se graduaram no Batch 3 da iniciativa.
A Samsung também anunciou as duas startups que foram escolhidas para participarem do processo de incubação cruzada com a Coréia do Sul: a IoT Makers, que criou o Galena, um roteador para Internet das Coisas que permite ao usuário conectar dispositivos como lâmpadas e smartphones e disponibiliza um sistema de autodiagnostico de segurança; e a Joga+, que desenvolveu um aplicativo para que jogadores de futebol otimizem seu desempenho em campo por meio do monitoramento das práticas feitos via smartwatch ou smartphone.
As startups selecionadas irão para o país asiático onde participarão de mentorias com executivos Sul Coreanos da Samsung, de consultoria para estruturação de pitch focado no mercado Sul Coreano, além de se apresentar durante o Startup Festival 2018 Bounce Busan, entre outras atividades.
Pela primeira vez, o programa de aceleração da Samsung também vai levar uma startup para participar do Samsung Developers Conference 2018, a conferência anual de desenvolvedores realizada pela empresa em São Francisco, na Califórnia. A escolhida foi a Dreamkid, empreendimento que criou o Felt, plataforma de jogos interativos para ajudar as crianças a expressarem e lidarem com os sentimentos.
Na cerimônia de encerramento do Batch 3, realizada em São Paulo, as empresas mostraram produtos com foco em educação infantil, Internet das Coisas, agronegócio entre outros, que foram desenvolvidos ao longo dos nove meses de aceleração. Durante o período, as startups receberam até R$ 250 mil em aporte financeiro, além de um pacote ampliado de serviços e conveniências das empresas parceiras, que incluiu acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, como também acesso à infraestrutura e serviços oferecidos pela Anprotec e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos.
“É com imenso orgulho que apresentamos os produtos desenvolvidos pelas startups durante o 3ª batch do programa. Nesta edição, tivemos a oportunidade de ajudar na criação e aprimoramento de soluções inovadoras e com grande potencial de sucesso”, afirma Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung. “Além do aporte financeiro, também pudemos proporcionar para as startups participantes treinamentos, assessorias, mentorias técnicas e de mercado, o que contribuiu para o ótimo resultado final”, complementa.
Para José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Anprotec, os resultados do programa confirmam o sucesso da parceria. “Através da rede de incubadoras que recebe as startups do programa, o Creative Startups oferece as ferramentas para que a empresa nascente chegue mais estruturada, com um produto melhor desenvolvido e know-how de mercado, porque é isso que transforma ideias em grandes projetos”, afirma.
Confira as nove startups que se graduaram na 3ª fase do programa:
IoT Makers: desenvolveu um roteador seguro para Internet das Coisas que amplia as tecnologias de conectividade. Além de permitir que o usuário conecte seus dispositivos na rede com sensores, botão de pânico, câmeras WiFi, smartphones e novos dispositivos de mercado, o produto também disponibiliza um sistema de autodiagnóstico de segurança, que realiza um levantamento via aplicativo mobile e identifica se o roteador está funcionando corretamente.
Dream Kid: criou a plataforma Felt de jogos interativos para ajudar crianças a expressarem e lidarem com seus sentimentos. O Felt utiliza tecnologia de realidade aumentada para que as crianças viajem pelo mundo 3D e ajuda psicólogos, pediatras e mesmo pais no desenvolvimento da inteligência emocional delas.
Joga+: desenvolveu um app para que todo jogador de futebol viva a experiência de ser o melhor do mundo. Os players otimizam o desempenho em campo, dão visibilidade de conquistas e se conectam a fãs, amigos e seguidores. O monitoramento da prática é feito via smartwatch ou smartphone e as estatísticas são apresentadas no aplicativo – e uma nova experiência pós-jogo se inicia a partir das interações sociais.
neuroUP: com o objetivo de tornar a Neurotecnologia acessível a todos, a neuroUP criou uma plataforma digital para tratar a dor de cabeça crônica. A solução permite ao profissional realizar a avaliação do paciente, comparar com uma base de dados própria e assim realizar um diagnóstico mais assertivo. Para o tratamento, a plataforma utiliza um wearable de baixo custo que capta a atividade muscular do paciente e, através da metodologia de biofeedback, o ensina a controlar seu nível de stress por meio de um jogo mobile.
Guimo: é um brinquedo inteligente criado para ensinar lógica de programação para crianças. Com sua tela, motores e conjuntos de sensores, ele reage de acordo com o ambiente e a programação criada pelo app. O pensamento computacional desenvolve na criança não só a habilidade de programar, mas também pensamento crítico, raciocínio lógico e criatividade.
broto: focada na criação de soluções em automação para o agronegócio, a startup desenvolveu um sistema de agricultura de precisão para culturas hidropônicas. A solução envolve sensores e Big Data para automação de procedimentos como controle de parâmetros do pH da água, nível de nutrientes e temperatura.
FLIXR: riou um aplicativo com histórias e jogos animados que utilizam realidade virtual e aumentada para dar vida a personagens consagrados do autor e cartunista Ziraldo. Por meio do app, as crianças podem interagir com o Menino Maluquinho e a Julieta e Turma do Pererê, além de ter acesso a mais de 20 atividades interativas em 3D.
Teia Labs: desenvolveu um software de inteligência artificial para reconhecimento facial com aplicação em controle de acesso e monitoramento inteligente. A solução é aplicada para monitoramento de provas no ambiente de Educação a Distância, tanto para antifraude quanto para analisar a reação dos alunos nas respostas.
Imersão Visual: criou um sistema multiusuário em ambiente 3D para planejamento, desenvolvimento e apresentação de projetos de engenharia. A Imersão Visual também criou um plugin para converter automaticamente modelos CAD para o ambiente 3D, aumentando a eficiência de sua operação.
“Samsung Creative Startups”: Batch 4
O “Samsung Creative Startups” está em sua 4ª Fase e já divulgou a lista das incubadoras de empresas associadas à Anprotec pré-selecionadas para participar do Batch 4 do programa. Foram escolhidas 22 incubadoras e 1 aceleradora para participar de um workshop de atividades em São Paulo, em janeiro de 2019, junto com as startups pré-selecionadas, que serão reveladas no fim de novembro. Foram inscritas 290 startups para a nova fase da iniciativa, que irá selecionar até 20 empreendimentos, sendo 10 especificamente da região Norte do país.