As inscrições para a chamada “Pontes para Inovação” prosseguem até 28 de outubro. A iniciativa de fomento à inovação é uma oportunidade para empresas privadas e startups que adotam tecnologia da Embrapa, ou têm planos de expansão por meio de ativo tecnológico desenvolvido ou em desenvolvimento em conjunto com a Embrapa. Lançada em 2017 pela Embrapa e Cedro Capital, a chamada chega à segunda edição com participação também da gestora de fundos de investimento SP Ventures, das aceleradoras Cotidiano e Acceleratus. Além da possibilidade de captar investimentos, as empresas selecionadas poderão negociar sua instalação no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).
Por meio da chamada “Pontes para Inovação”, as empresas adotantes de tecnologias da Embrapa passarão por análise de potencial investimento para aceleração e expansão do negócio com aporte de até R$ 6 milhões de fundo de investimento gerido pelos investidores e aceleradoras apoiadores do programa.
“Em nível mundial, o Brasil é uma potência do agronegócio, por isso muitas startups começam a ver a grande oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para o setor agropecuário. Nesta chamada, poderão participar empresas sediadas em quaisquer regiões do Brasil, que adotam tecnologia Embrapa ou que tenham intenção de desenvolver inovações com a Embrapa”, destaca Ana Lúcia Atrasas, analista da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.
Seleção das empresas
A seleção das empresas, realizada em quatro etapas, inicia com as informações fornecidas na inscrição. A avaliação levará em conta o maior potencial de aceleração e expansão do negócio. Os requisitos para as empresas participarem e o cronograma com as quatro etapas da seleção estão listados no regulamento disponível aqui. Após o período de inscrições, os organizadores da Chamada farão a avaliação das empresas e selecionarão um conjunto de empresas que passarão para a próxima etapa (Empresas Qualificadas).
Já na etapa de seleção das finalistas, as empresas qualificadas serão convidadas a fazer uma apresentação detalhada de seus negócios, presencial ou por videoconferência, podendo conter detalhamento de alguns requisitos já informados previamente, informações novas sobre outros aspectos identificados pelos organizadores ou ainda um vídeo de apresentação da empresa gravado pelos empreendedores.