A Anprotec, o Sebrae e o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) anunciaram, nesta terça-feira (18/9), a abertura de um novo edital para o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto. O lançamento foi feito durante a 28ª Conferência Anprotec, que acontece no Centro de Convenções Goiânia, em Goiânia (GO).
O programa tem como objetivo mobilizar incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil para a atração, seleção e acompanhamento de negócios de impacto social e ambiental. Para isso, a iniciativa pretende capacitar estes ambientes de inovação e auxiliá-los na criação de planos de ação nessa temática.
As inscrições estarão abertas a partir de 18 de setembro e se estenderão até o dia 22 de outubro de 2018, exclusivamente via internet pelo site www.anprotec.org.br/negociosdeimpacto. Poderão participar incubadoras e aceleradoras, associadas à Anprotec, que operem há pelo menos dois anos e que tenham acelerado ou incubado no mínimo quatro negócios.
“Sempre que sou perguntada sobre qual é minha aposta ou visão para o futuro, uma de minhas respostas é o empreendedorismo com propósito, associado à tecnologia e inovação. Acredito que desta forma podemos resolver os grandes desafios do nosso país, através de empresas competitivas, escaláveis e inovadoras, com foco em resolver problemas ambientais e sociais. E, é isso que fazemos através deste programa”, destacou Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec, explicando o seu entusiasmo pelo tema.
Em seu quarto ano, o programa já alcançou a marca de 56 incubadoras capacitadas, como destacou Krishna Aum de Faria, da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae. “Quando iniciamos o programa, há quatro anos, não imaginávamos a proporção que ele iria alcançar. Antes nós tínhamos a missão de sensibilizar os atores do ecossistema para o tema de empreendedorismo de impacto. Hoje ele é uma realidade concreta e as incubadoras nos procuram para tratar disso. Já alcançamos inúmeros cases sólidos no tema”, explicou Faria.
Fernanda Bombardi, gerente-executiva do ICE, parceiro na organização do programa, destacou as novidades desta rodada. “Esse ano tivemos a criação de uma nova etapa, uma missão internacional para as incubadoras participantes, em que visitaremos algumas referências mundiais no tema”, apontou.
Como funciona a chamada
O programa terá três fases para as incubadoras e aceleradoras selecionadas. A primeira etapa delas ocorrerá entre dezembro de 2018 e maio de 2019 e tem como foco a capacitação dos participantes na temática de negócios de impacto. Esta fase será concluída com a elaboração de um plano de ação para a inclusão dos negócios de impacto na estratégia e no portfólio da participante.
A segunda etapa é um desafio dentre os planos de ação apresentados. Os realizadores do programa selecionarão até 10 deles, de todas as regiões do Brasil, para participarem de uma final, em que estes planos serão apresentados para uma banca avaliadora independente, composta por diversos atores que atuam com Finanças Sociais e Negócios de Impacto, além de representantes dos financiadores do Programa.
Esta banca selecionará até 5 vencedores, sendo um de cada região do Brasil, que receberão uma premiação na forma de mentoria de associados do ICE, participarão de Missão Internacional de imersão e aprendizado, com a participação em eventos e visitas para ecossistemas que atuam na temática do programa, completando, assim, a terceira etapa da iniciativa.
Para saber mais sobre o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, escreva para endereço [email protected].
Serviço: Inscrições: de 18 de setembro a 22 de outubro de 2018, através do site: www.anprotec.org.br/negociosdeimpacto/
Sobre o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto
O Programa de Incubação e Aceleração de Impacto é realizado pela Anprotec em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio.
Sobre a Anprotec
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras e aceleradoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 369 incubadoras de empresas e cerca de 100 iniciativas de parques tecnológicos. Mais informações www.anprotec.org.br
ICE – Instituto de Cidadania Empresarial
O ICE é uma organização da sociedade civil que atua na articulação de líderes e no fomento de iniciativas transformadoras, capazes de gerar impacto social positivo na população de baixa renda. Há mais de 15 anos, o instituto trabalha no desenvolvimento de processos e projetos de inovação social, com foco na redução da pobreza e da desigualdade socioeconômica no Brasil. O ICE definiu como estratégia de atuação até 2020 o fortalecimento do campo de Finanças Sociais e Negócios de Impacto e tem contribuído para a articulação de diferentes organizações na geração e disseminação de conhecimento e na execução de projetos que fortaleçam atores estratégicos do campo. Saiba mais em www.ice.org.br
Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE é uma entidade privada de caráter público que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. São público do Sebrae: potencial empreendedor, potencial empresário, produtor rural, microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte. Visite o endereço http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae