Apresentar bem a proposta de uma nova startup para um investidor ou iniciativa de fomento é uma das tarefas mais importantes na jornada de transformar uma ideia inovadora em negócio rentável e duradouro. Seja um novo produto ou serviço, muitas pessoas estão trabalhando diariamente para entrar no universo do empreendedorismo.
O Creative Startups, realizado pela Samsung, em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e CCEI (Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação), é uma grande oportunidade para empreendedores que estão desenvolvendo soluções tecnológicas e querem ter o apoio de uma líder no ramo de tecnologia. As startups apoiadas pelo programa contam ainda com o suporte de incubadoras em todo o País e tem acesso a uma vasta programação de mentorias, workshops, treinamentos, intercâmbio de experiências, entre outras atividades.
O programa está com as inscrições abertas para a quarta edição, em que irá selecionar 20 startups de todo o Brasil, sendo 10 vagas dedicadas às empresas da região Norte, para fomentar o empreendedorismo e estimular novos negócios inovadores.
Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, ressalta cinco dicas importantes para obter sucesso na hora de apresentar sua solução:
– Seja objetivo
Objetividade é a palavra chave ao apresentar sua startup ou proposta para investidores. Como o tempo para mostrar a solução é curto, a recomendação é ser direto ao explicar qual é o problema que o projeto visa resolver e quem está a frente da ideia.
– Escolha bem a equipe
É muito importante ter um time alinhado com a atuação da empresa. Em negócios para educação e saúde, por exemplo, a equipe deve ser composta por profissionais com conhecimento em tecnologia, mas também com experiência na área de atuação proposta pela startup. Se o empreendedor não tiver um sócio com este perfil, procure encontrar um mentor ou conselheiro para afinar o time.
– Atenção ao formulário
Ao preencher a ficha de inscrição é importante mostrar que o empreendedor sabe bem como funciona o seu negócio e não deixar em branco nenhum campo do formulário. Se a startup tem mais de um produto ou projeto, escolha aquele que tem maior potencial de ser acelerado e, futuramente, possa resultar em uma parceria com a Samsung.
– Dedique-se ao vídeo pitch
O primeiro contato entre o empreendedor e os avaliadores é o vídeo pitch, em que a ideia é apresentada. Por isso, é importante se dedicar a esse material. Não é necessário que seja um filme digno de sala de cinema, mas é preciso ser conciso e refletir a real mensagem da empresa ou produto a ser inscrito. A sugestão é seguir um roteiro básico: apresente a startup e os integrantes do time, explique o problema que a ideia visa solucionar e como isso será feito, quais são as soluções já disponíveis, destaque os seus diferenciais e comente o tamanho do mercado a ser explorado.
– Siga o cronograma
Uma dica muito válida é não deixar para submeter sua proposta no último dia. O prazo termina no dia 02 de setembro, parece muito, mas é importante se antecipar para se preparar e se apresentar adequadamente, evitando encontrar o sistema de inscrições sobrecarregado e correr o risco de perder a oportunidade.
O Creative Startups é uma iniciativa da Samsung, em parceria com Anprotec e o CCEI, e, em três edições, já avaliou mais de 700 candidatos em áreas diversas, entre elas realidade virtual, saúde digital, educação digital, bem-estar, wearables, convergência e Internet das Coisas (IoT). Mais de 30 startups já foram beneficiadas pela iniciativa com investimentos diretos sem equity, mentorias, capacitação e acesso à tecnologia e investidores.
Inscreva-se na Chamada Nacional – https://gust.com/programs/creative-startups
Inscreva-se na seleção da região Norte – https://gust.com/programs/chamada-para-selecao-de-projetos-na-amazonia-ocidental.
Para os interessados em se qualificar e se preparar para o empreendedorismo, a Samsung oferece cursos e eventos gratuitos para capacitação técnica em duas unidades do Samsung Ocean, em Manaus e em São Paulo, espaço para incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel, o fomento à criação de novas empresas com base tecnológica e que permite aos jovens profissionais utilizarem plataformas e ferramentas da empresa, além do contato com especialistas da empresa e do mercado.