O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, na última sexta-feira (6), o edital do programa BNDES Garagem, que destinará R$ 10 milhões para a criação e aceleração de startups durante este e o próximo ano.
O programa será divido em duas partes. Nesta primeira fase, a instituição escolherá, por meio de edital, uma aceleradora, que terá o papel de apoiar a criação e o crescimento de 60 startups, fazendo a aproximação com investidores e potenciais clientes, além de desenvolver e validar ideias, acompanhar, capacitar e aconselhar. As inscrições para a escolha desta aceleradora já estão abertas e devem ser feitas até o dia 31 de julho.
A iniciativa, que ainda está em sua versão-piloto, tem como objetivo final criar um centro de empreendedorismo e inovação no Rio de Janeiro, que dará todo suporte para empreendimentos nascentes, desde registro da empresa, contabilidade, marketing, suporte tecnológico e ajuda com fundos de financiamento às empresas inovadoras. Neste espaço de coworking atuarão universidades, escolas de negócios, gestores de fundos de investimento, grandes empresas de tecnologias entre outros.
A primeira seleção das 60 startups deve acontecer em novembro deste ano e todas poderão participar gratuitamente. O programa prevê ainda outra seleção de 60 novas startups em setembro de 2019. A prioridade é buscar empresas inovadoras que apresentem soluções em áreas relacionadas ao Planejamento Estratégico do BNDES: Educação, Saúde, Segurança, Soluções Financeiras, Economia Criativa, Meio Ambiente, Tecnologia Blockchain e Internet das Coisas (aplicada a Cidades Inteligentes, Rural e Indústria).
Para acessar o edital e ter mais informações clique aqui.