[:pt]
A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ acaba de ser credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) para atuar como instituição facilitadora da Lei da Informática, que fornece incentivos fiscais às indústrias que produzem produtos de informática, automação e telecomunicações, além de realizar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
A lei prevê incentivos fiscais às indústrias que realizam atividades de P&D com empresas residentes em incubadoras credenciadas. A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ possibilitará, por exemplo, que uma empresa que necessite investir em P&D para cumprir a sua obrigação legal possa fazê-lo por meio de projetos junto às empresas incubadas e realizar o pagamento com o recurso determinado pela Lei de Informática.
Para Regina Faria, coordenadora da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, a medida vai trazer ainda mais oportunidades de interação entre as residentes e as grandes empresas. “Esse credenciamento na Lei de Informática do MCTI é uma excelente oportunidade para incrementar a aproximação do mercado de informática com as startups da Incubadora, para o desenvolvimento de produtos inovadores”, afirma Regina.
Sobre a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ
A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisa acadêmica. Esse ambiente proporciona o desenvolvimento de empresas que ofertam produtos e serviços com conteúdo inovador e de alto valor agregado.
A Incubadora contribui de forma sistemática para que o conhecimento gerado nas atividades de pesquisa se converta em produtos e serviços inovadores que trazem benefícios para toda a sociedade. Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 92 empresas, responsáveis pela geração de mais de 1250 postos de trabalho altamente qualificados. Em 2016, as empresas da Incubadora alcançaram um faturamento de R$ 343 milhões. As empresas residentes e graduadas crescem em ritmo constante por trazerem a marca da inovação e da flexibilidade, características das empresas novatas.
[:]