Empreendedores de 14 startups brasileiras conheceram, no início de dezembro, a Station F, o maior campus de startups do mundo, com área de 34 mil metros quadrados, localizado em Paris, na França. Eles participaram da primeira edição do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups realizado pelo MDIC, Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Sebrae e Anprotec.
Quem recebeu a comitiva do StartOut foi Marwan Elfitesse, diretor de relacionamento com startups. Ele explicou que a Station F abriga 27 programas de incubação, aceleração e fomento a startups.
Uma dessas iniciativas é o Founders Program, gerido pela própria Station F, que recebe empresas em estágio inicial e oferece estação de trabalho e networking com as grandes corporações que estão instaladas no campus, como Facebook, Microsoft e Amazon. São essas grandes corporações que gerem os outros 26 programas que funcionam no local.
Como explicou o diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC, Igor Nazareth, que acompanhou a missão, um dos objetivos do StartOut Brasil é promover a mudança de mentalidade das empresas brasileiras.
“Hoje, elas pensam num mercado local e regional para, depois, se expandirem para o mercado nacional. Existem oportunidades lá fora para que eles possam complementar e melhorar seus negócios. No exterior, elas podem também ter acesso a novas tecnologias, investimentos, parcerias e talentos que fortalecem sua atuação no Brasil”, destacou.
A agenda da missão, montada pela equipe da Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC e MRE, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec, buscou promover uma imersão no ecossistema parisiense, colocando as startups em contato com os principais atores, como investidores, incubadoras, aceleradoras, potenciais clientes e órgãos governamentais franceses.
Blablacar
De noite, os empreendedores visitaram um escritório da Blablacar, plataforma de transporte criada na França que conecta motoristas e passageiros e promove o compartilhamento de carros em viagens de longa distância. A Blablacar é considerada um “unicórnio”, nome dado a empresas que têm avaliação igual ou superior a US$ 1 bilhão.
Como explicou Julien Lafouge, diretor para a América Latina da Blablacar, no processo de internacionalização é importante desenvolver uma estratégia adequada para o mercado alvo. Além disso, é importante conhecer bem e envolver os atores envolvidos no processo de instalação da empresa.
“As pessoas têm ideias preconcebidas sobre internacionalização. Nesta missão, vocês contam com o apoio de diversas instituições do governo, o que é muito importante para não perderem informações necessárias neste processo. Vir para a Europa acompanhado de representantes do MDIC e de outros realizadores do programa StartOut Brasil demonstra a seriedade das empresas e o comprometimento do governo em promover ideias inovadoras”, completou.
Fomento à inovação
As startups visitaram a Paris & Co. Eles foram recebidos por Julien Gharrou, coordenador de projetos.
Gharrou apresentou iniciativas de fomento da agência de inovação e empreendedorismo da cidade de Paris. A Paris & Co promove a integração de startups a grandes corporações como Carrefour, BIC e L’Oreal. Eles também promovem missões anuais com representantes de empresas para conhecerem iniciativas inovadoras desenvolvidas por startups de diferentes países.
Desde 2010, eles facilitaram mais de 200 testes, experimentos e provas de conceitos das tecnologias e soluções das startups na cidade de Paris. Mais de 300 empresas receberam acompanhamento da agência parisiense.
Como explicou o coordenador de projetos da Paris & Co, há um programa para auxiliar a entrada das empresas estrangeiras no mercado francês. “Três vezes ao ano, recebemos startups de outros países. Realizamos workshops para os empreendedores conhecerem as particularidades do ecossistema da França. Avaliamos se a ideia é inovadora, se há competidor aqui e o perfil da equipe”, disse.
Também foi realizada visita ao Le Hub – Bpi France. Os empreendedores conheceram programas similares ao StartOut Brasil. O banco francês realiza missões periódicas para China e Estados Unidos.
“Queremos que o mundo saiba que temos boas soluções e inovações. Queremos também atrair outras empresas para França”, disse Morgan Autret, gerente da diretoria de inovação do Bpi France.
Ele apresentou o portfólio de instrumentos de apoio do banco francês para fomentar a inovação. As ações são realizadas em três eixos: financiamento, investimento e acompanhamento.
“No French Tech Ticket, por exemplo, são selecionadas 70 startups maduras do mundo todo e elas recebem um apoio de 45 mil euros para se instalaram na França. Também facilitamos o processo de obtenção de visto. Na última edição do programa, sete empresas brasileiras estavam entre as selecionadas pelo governo francês”, disse.
O dia 6 de dezembro foi reservado às reuniões individuais de negócio. Já o demoday aconteceu no dia 7 de dezembro, quando também houve uma visita ao Le Village by CA, iniciativa financiada pelo banco francês Crédit Agricole para fomentar inovações desenvolvidas por startups.
StartOut Brasil
O StartOut Brasil selecionará, por ciclo de imersão, até 15 startups com potencial de internacionalização para participar de missões no exterior. As empresas terão acesso a consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch. Além disso, durante a missão, cumprem agenda de trabalho montada para promover a prospecção de clientes e investidores e a conexão a ambientes de inovação. No último dia da missão, é realizado um demoday para investidores. Quando retornam ao Brasil, as empresas têm apoio para definir sua estratégia de internacionalização e realizar a efetiva instalação no mercado-alvo (softlanding).
Neste ano, serão realizadas três missões de internacionalização: em Berlim (maio), Miami (agosto) e Lisboa (novembro).
Cadastre-se no site do StartOut Brasil e fique por dentro das novidades do programa: www.startoutbrasil.com.br.
Fonte: Agência ABIPTI, com informações do MDIC