O Café da Manhã Anprotec & Parceiros, realizado nesta quinta-feira (7), também foi palco do lançamento do livro “A Aventura da Transformação”, de Jorge Audy, presidente da Anprotec, Sheila Pires, superintendente executiva da Associação e Patrícia Knebel, jornalista. Com o objetivo de refletir a trajetória das três décadas da Anprotec, a publicação também é um importante registro do desenvolvimento do empreendedorismo inovador do Brasil.
“Esse livro retrata um momento importante. Ao completar 30 anos, a Associação tem um conjunto de realizações, de toda uma trajetória ao longo dessas três décadas. E o livro – “A Aventura da Transformação” – busca recuperar essa trajetória e apontar-nos para um futuro na continuidade desse esforço ou dessa ação articulada de todos os atores da área de inovação do país na construção de um modelo de desenvolvimento alicerçado na inovação, na criatividade e no empreendedorismo. Então, o livro tem esse foco: resgatar todo o passado, toda uma trajetória, e lançar luzes ao futuro a partir dessa trajetória sólida e de longo alcance que nós tivemos nessas três décadas”, explicou Jorge Audy.
De acordo com o presidente da Anprotec, a publicação resgata a trajetória da Associação desde a sua criação, em 1987, até agora, perpassando todas as direções e períodos com nas realizações da entidade e, ao longo dessa caminhada, na constituição de uma rede de inovação e empreendedorismo no país.
“Destacamos algumas empresas que surgiram desse processo ao longo dos 30 anos. Trouxemos, também, numa outra metade do livro, fazendo uma avaliação do que foram esses 30 anos em termos de políticas públicas no Brasil, o que nós construímos e o que alcançamos. E, aí, encerramos o livro fazendo algumas projeções para o futuro”, apontou Sheila Pires.
Além de uma base conceitual, o livro contém muitos depoimentos, entrevistas, frases de parceiros, associados, stakeholders, empreendedores, colaboradores e, principalmente, fundadores.
“Esperamos que vocês apreciem muito, que utilizem essa publicação como referência, não só quanto a um retrospecto da história da Associação, mas também quanto a história do Brasil, porque as trajetórias são muito sinérgicas, muito próximas. Não daria para construir ambientes de inovação no Brasil sem a presença de todas as entidades parceiras e políticas públicas que tornassem isso possível”, concluiu e agradeceu a superintendente executiva da Anprotec.