[:pt]
No último dia 15 de agosto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apresentaram o projeto de implantação do “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes” para as instituições do Porto Digital, em Recife-PE. Na ocasião, foram expostos os perfis das soluções já inscritas no programa.
Das 46 soluções registradas (de 37 instituições inscritas), 48% são da área de energia, iluminação, água, gás e saneamento; 45% de infraestrutura; 31% de qualidade de vida, segurança pública, saúde e educação; 28% de gestão pública; 23% de edificações e construções inteligentes; 23% da área de ambiente e prevenção de desastres e 17% da área de mobilidade urbana.
Dentre elas, 90% contém tecnologias de software/sistemas e 78% englobam tecnologias de hardware/equipamentos. 48% das soluções registradas são de plataformas abertas e 52% estão em plataformas fechadas. 63% dessas propostas já estão em fase comercial; 20% estão em fase pré-comercial e 17% estão em desenvolvimento.
Fruto de um acordo de cooperação entre a ABDI e o Inmetro, o projeto prevê a instalação de um ambiente real (uma mini cidade) no campus do Instituto em Xerém (RJ), onde será possível a integração de diferentes produtos e soluções, permitindo testá-los, avaliá-los e qualificá-los quanto às questões de interoperabilidade, segurança, desempenho, entre outros quesitos.
Após o período de inscrição, que ainda está aberto, as tecnologias serão identificadas para a avaliação em cenários específicos. De acordo com o ambiente a ser demonstrado, as empresas ou instituições interessadas serão convidadas a realizar a instalação dos produtos e acompanhamento das avaliações.
Vantagens
As empresas ou instituições selecionadas para participar da implantação do “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes” contribuirão com a definição dos pré-requisitos para conformidade tecnológica; terão acesso aos resultados, o que possibilitará a melhoria e a qualificação de seus produtos e processos, irão colaborar com a definição de referências e requisitos tecnológicos adequados para soluções de Cidades Inteligentes no Brasil; e farão parte do portfólio de soluções brasileiras nesse âmbito (divulgadas no mercado nacional e internacional).
“O Ambiente de Demonstração será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes, tornando-se um mecanismo de orientação para os demais projetos no Brasil”, disse o especialista em tecnologia da informação e comunicações da ABDI e líder do projeto Cidades Inteligentes, Carlos Frees.
Cidades inteligentes e sustentáveis
Uma cidade ‘inteligente’ tem o objetivo de beneficiar a população no que diz respeito à qualidade de vida e serviços de saúde, segurança, transporte e informação.
Nesse novo formato, o cidadão é agente integrante e coopera com a gestão pública, ao participar, acompanhar, fiscalizar e contribuir com a melhora dos serviços públicos. No Brasil, as iniciativas de Cidades Inteligentes começaram a se amplificar em 2014, em setores como o de iluminação pública, por exemplo, com redes inteligentes que integram o controle de energia, água e gás, e sistemas complexos e infraestrutura de comunicação (internet e telefonia), além de edifícios e bairros inteligentes.
Faça parte
Para inscrever sua empresa ou instituição e registrar suas soluções no projeto de implantação do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, acesse www.goo.gl/forms/JyCiPffWqJgQ9KZR2
[:]