[:pt]
Na última sexta-feira (18/08), 12 startups de todas as regiões do país foram graduadas na Segunda Rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, uma parceria entre a Samsung e a Anprotec para promover o empreendedorismo e a inovação. A cerimônia aconteceu na Escola de Negócios Alencar Burti, em São Paulo, e contou com a participação de três startups sul-coreanas que estão no Brasil através de incubação cruzada.
O programa, criado em 2015 através de um acordo entre os governos brasileiro e sul-coreano, tem fortalecido a cooperação entre as instituições e incentivado a troca de conhecimento. Para o vice-presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, o sucesso desse segundo ciclo está associado ao amadurecimento do projeto.
“O sucesso da segunda rodada é resultado do nível de maturidade tanto das startups, como das incubadoras. As apresentações que vimos aqui evidenciam a evolução e o alto nível que o programa alcançou”.
Entre as ações realizadas pela Anprotec para contribuir com o projeto estão a realização de treinamentos, articulações de políticas públicas e a propagação de conhecimento sobre economia criativa junto a seus associados.
Já a Samsung atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI (Centro de Economia Criativa e Inovação), identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa pretende investir US$ 5 milhões no projeto, que já é considerado um sucesso e está em sua terceira rodada.
“Neste programa, vimos todos os estados representados e agora, na terceira rodada, esperamos selecionar um grupo ainda mais amplo. Além disso, começamos a dialogar com outras empresas parceiras dispostas a investir nesse tipo de conceito que privilegia a densidade tecnológica e o desenvolvimento de negócios de base tecnológica e com potencial de exportação no Brasil”, comentou o gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung, Antonio Marcon.
As startups selecionadas atuam em áreas como realidade virtual, saúde digital, educação digital, bem-estar, wearables, convergência, e Internet das Coisas (IoT) e, durante o evento, participaram do Demo Day oficial da segunda rodada, em que apresentaram produtos, protótipos, modelos de negócio, estratégias e tecnologias a investidores e outros presentes.
Estiveram presentes incubadoras, membros do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu Coreia do Sul, representantes do governo brasileiro, investidores e agências nacionais de apoio ao empreendedorismo e inovação.
Para o coordenador da InUEA (Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas), Salvio Rizzato, a importância do programa para as startups e incubadoras vai além da questão financeira.
“É um programa que envolve muito mais do que a questão financeira. Quando vemos a projeção que a startup que está conosco teve, seja na mídia, no ecossistema e dentro dos nossos próprios indicadores de geração de emprego, participação de novos editais, entre outros, fica evidente o ganho que eles tiveram e o ganho que a incubadora teve. O projeto nos consolida como incubadora, ainda mais por sermos a mais nova do estado e estarmos trabalhando com nomes como Samsung e Anprotec”.
Participaram da Segunda Rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa:
Startups brasileiras:
Phelcom
BioSmart
Easythings
Pixcube
Meu Plano
Quando Gastei
Flip
Stratosphoto
Cubee
Treevia
Flying Saci
EvoBooks
Startups sul-coreanas:
Willim Inc.
Lillycover, Inc.
RocketView Co., Ltd
Incubadoras:
MIDI Tecnológico
Incubadora Fumsoft – Programa Acelera MGTI
Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI)
Supera – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica
Instituto Gênesis da PUC-Rio
Incubadora Tecnológica de Campina Grande – (ITCG)
Centro Empresarial para laboração de tecnologias avançadas (CELTA)
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (CIETEC)
Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (InUEA)
RAIAR – Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS
Sobre o Programa de Promoção da Economia Criativa
O programa é resultado da parceria firmada em 2015 entre Samsung e Anprotec para a promoção do empreendedorismo e da inovação. Por meio da parceria, a Associação se comprometeu a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimento sobre economia criativa para seus associados e empresas inovadoras. A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI, identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa pretende investir US$ 5 milhões no projeto.
Sobre a Samsung
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Newsroom da Samsung Brasil em http://news.samsung.com/br.
Sobre a Anprotec
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne 345 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, da articulação de políticas públicas e da geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos.
[:]