[:pt]
Encerram-se nesta próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, as inscrições para a Missão Técnica Anprotec 2017, com destino a Espanha e Turquia. Promovida pela Associação, a iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.
A Missão Técnica 2017 será realizada de 17 e 29 de setembro deste ano. Na primeira etapa, os participantes terão a oportunidade de conhecer o ecossistema inovador espanhol, um dos principais atores europeus em políticas de apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Os participantes da Missão Técnica Anprotec 2017 terão como primeiro destino a visita ao Parque Tecnológico de Andaluzia (PTA), em Málaga, na Espanha.
O PTA é o maior parque tecnológico da Europa, com mais de 20 anos de êxito, aproximadamente 600 empresas inovadoras de diversos setores e 16 mil empregados. Além disso, é considerado um dos parques mais importantes e ativos do mundo e sedia importantes organizações como Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) e Rede de Tecnologia de Andaluzia (RTA).
O local, que será visitado pela comitiva brasileira, é conhecido por sua alta capacidade em criar pequenas, médias e grandes empresas inovadoras, orientadas para a produção, serviços avançados e P&D. O parque conta com uma grande infraestrutura e serviços avançados, onde é possível encontrar equilíbrio entre multinacionais, universidades e pequenas empresas.
Os setores mais presentes no parque são: tecnologia da informação (eletrônica, informática e telecomunicações); engenharia; consultoria e assessoria; que representam 32,27% do total de empresas residentes, gerando 60,14% dos empregos no local e responsável por 48,22% do volume de negócios.
Os participantes poderão visitar também as instalações do Parque Científico e Tecnológico Bizkaia. Situado na cidade de Zamudio, no norte da comunidade autónoma do País Basco, o parque abriga 226 empresas, que faturaram juntas, em 2015, € 2820 milhões.
O objetivo do parque é contribuir decisivamente para o desenvolvimento tecnológico e inovação no Estado, de forma sustentável, promovendo a troca de conhecimento e tecnologia entre empresas, agentes de tecnologia e universidades. Além disso, o parque também incentiva a criação e o crescimento das empresas.
Já na Turquia, em Istambul, a Missão irá para a 34ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).
A programação da Missão inclui visitas a parques tecnológicos, universidades, centros de inovação e negócios, onde serão realizadas reuniões, encontros e diálogos com agentes dos sistemas de inovação dos países visitados.
A Missão é destinada aos dirigentes de parques tecnológicos, aceleradoras, coworking, ambientes de negócios de alto impacto social, incubadoras de empresas associadas à Anprotec, agências de fomento e ministérios, secretários estaduais e municipais de CT&I, Fundações de Amparo à Pesquisa ou instituições equivalentes, e empreendedores vinculados aos parques tecnológicos e outros ambientes de inovação.
As vagas são limitadas e é imprescindível ter fluência em inglês e espanhol.
Inscrição
Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo e-mail [email protected] até o dia 04 de agosto de 2017. Os participantes que fizerem inscrições até 04 de julho terão desconto.
As regras e valores de inscrição estão especificados no regulamento da Missão.
– Regulamento (Condições e valores)
[:]