[:pt]
Os participantes da Missão Técnica Anprotec 2017 terão como primeiro destino a visita ao Parque Tecnológico de Andaluzia (PTA), em Málaga, na Espanha. Conhecer parques tecnológicos, universidades, centros de inovação e negócios são parte fundamental da missão, que será realizada de 17 a 29 de setembro deste ano.
O PTA é o maior parque tecnológico da Europa, com mais de 20 anos de êxito, aproximadamente 600 empresas inovadoras de diversos setores e 16 mil empregados. Além disso, é considerado um dos parques mais importantes e ativos do mundo e sedia importantes organizações como Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) e Rede de Tecnologia de Andaluzia (RTA).
O local, que será visitado pela comitiva brasileira, é conhecido por sua alta capacidade em criar pequenas, médias e grandes empresas inovadoras, orientadas para a produção, serviços avançados e P&D. O parque conta com uma grande infraestrutura e serviços avançados, onde é possível encontrar equilíbrio entre multinacionais, universidades e pequenas empresas.
Os setores mais presentes no parque são: tecnologia da informação (eletrônica, informática e telecomunicações); engenharia; consultoria e assessoria; que representam 32,27% do total de empresas residentes, gerando 60,14% dos empregos no local e responsável por 48,22% do volume de negócios.
Empresas instaladas no PTA
Os participantes terão a oportunidades de conferir de perto a evolução do número de empresas e instituições criadas no PTA, o que confirma o crescimento do parque nos últimos anos. Este desenvolvimento reforça o objetivo do PTA de aumentar o nível tecnológico e econômico de Málaga, já ultrapassando o número de 600 empresas instaladas.
Edições anteriores
Segundo o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que integrou a delegação brasileira na Missão Técnica de 2016, a troca de experiências que a iniciativa proporciona é um diferencial importante. “Juntamente conosco, participaram vários parques tecnológicos e ambientes de inovação brasileiros para, em conjunto, conhecermos referências tecnológicas nos três países que visitamos. Sendo assim, nosso foco foi conhecer modelos de negócio, governança e operacionalização, além de compreender o funcionamento desses atores no ecossistema de inovação local, a fim levar esses exemplos para o Brasil. Trata-se de uma agenda de cooperação bilateral que visa à formalização de parcerias com empresas, universidade e parques tecnológicos desses países”, explicou Prodanov.
Missão Técnica 2017
As inscrições para a Missão Técnica Anprotec 2017, com destino a Espanha e Turquia, vão até o dia 04 de agosto. Promovida pela Associação, a iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.
Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo e-mail [email protected] até o dia 04 de agosto de 2017. Os participantes que fizerem inscrições até 04 de julho terão desconto.
Veja o vídeo e conheça mais sobre o PTA: https://www.youtube.com/watch?v=FvXnop4Iom0
As regras e valores de inscrição estão especificados no regulamento da Missão.
– Regulamento (Condições e valores)
[:]