[:pt]
Em 2017, a Missão Técnica Anprotec será realizada entre os dias 17 e 29 de setembro, com destino à Espanha e Turquia. Na primeira etapa, os participantes conhecerão o ecossistema inovador espanhol. A escolha do lugar é estratégica, o país responde com agilidade à crise econômica global, investindo de forma intensiva na consolidação do seu Sistema Nacional de Inovação, é o que explica o presidente da Anprotec, Jorge Audy.
“Na ocasião, visitaremos nossos parceiros e empreendimentos que são referências internacionais. A Espanha certamente foi o país que mais nos influenciou ao longo de todos esses anos de luta em prol do empreendedorismo inovador brasileiro. Temos pessoas e lugares de referência muito importantes que visitaremos e compartilharemos momentos, conhecimentos e experiências nos seus ecossistemas de inovação e mecanismos de geração de empreendimento, é imperdível”, afirma Audy.
O grupo terá a oportunidade de trocar ideias, realizar networking e estimular cooperações entre parques tecnológicos, universidades, centros de inovação e negócios e agentes dos sistemas de inovação dos países visitados. “A ideia é trazer ao Brasil as melhores experiências e consolidar parcerias que nos ajudem a aperfeiçoar o nosso ecossistema”, diz Audy ao ressaltar a importância da iniciativa.
A Missão Técnica é uma parceria da Anprotec com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.
CONFERÊNCIA IASP
Já na segunda etapa, os participantes irão para a Turquia, em Istambul, para a 34ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), um dos maiores eventos do mundo na área de ambientes de inovação que terá como tema “Parques Científicos e ecossistemas de inovação naturais: articulando estratégias futuras”.
A Conferência, que reúne agentes de inovação de todo o mundo, é uma oportunidade excelente para que os brasileiros entrem contato com novas tecnologias e novas ações.
EDIÇÕES ANTERIORES
A Missão Técnica Anprotec é uma tradição da entidade. A iniciativa já levou participantes para Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Estônia, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda, China, Estados Unidos, Coreia do Sul, Holanda, Rússia e Israel.
Em 2016, a primeira etapa levou os participantes para Holanda e Suécia e, na segunda etapa, para a 33ª Conferência Mundial da IASP, na Rússia. Um dos integrantes da comitiva brasileira, Gerente de Prospecção de Novos Empreendimentos da TERRACAP, João Francisco Alves Veloso, afirmou que a visita aos ambientes de inovação europeus nos moldes da Missão é uma excelente experiência e serve para conhecer exemplos para projetos futuros, como os que a entidade deseja implantar na capital do país.
“Nós temos um projeto em Brasília de implantação de um parque tecnológico e eu fui com o objetivo de observar os modelos de governança de diferentes ambientes de inovação, sejam eles dentro ou fora da universidade, financiados por capital privado ou público. Além disso, observar também alguns aspectos relacionados à infraestrutura disponível nesses ambientes” explica Veloso.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar da Missão Técnica Anprotec 2017 podem se inscrever até o dia 04 de agosto de 2017. Os participantes que fizerem inscrições até 04 de julho terão desconto. É necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo e-mail [email protected].
A Missão é destinada aos dirigentes de parques tecnológicos, aceleradoras, coworking, ambientes de negócios de alto impacto social, incubadoras de empresas associadas à Anprotec, agências de fomento e ministérios, secretários estaduais e municipais de CT&I, Fundações de Amparo à Pesquisa ou instituições equivalentes, e empreendedores vinculados aos parques tecnológicos e outros ambientes de inovação.
As vagas são limitadas e é imprescindível ter fluência em inglês e espanhol.
As regras e valores de inscrição estão especificados no regulamento da Missão.
– Regulamento (Condições e valores)
[:]