[:pt]
O Diretor de Redes e Associados da Anprotec e Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (RedeMS de Inovação), Jardel Matos, foi selecionado para participar da 18ª Edição do Programa de Experiência da Coreia em Parques Científicos e Tecnológicos (Program on Korea’s Experience of Science and Technology Parks), em Daejeon, na Coreia do Sul.
O programa, que é uma parceria da Fundação Innopolis com o Ministério da Ciência, TIC e Planejamentos Futuros da Coreia do Sul, selecionou gestores de parques tecnológicos de diversos países para o encontro. O projeto de Jardel Matos será o único representante brasileiro desta edição. O programa acontecerá do dia 15 a 26 de maio.
“A proposta que submeti foi baseada em minha atuação como diretor de redes, sendo assim, meu objetivo é adquirir conhecimentos nesse âmbito e conseguir compartilhar com os demais associados. Outros brasileiros já participaram do programa em edições anteriores, e isso ampliará o impacto desses momentos de troca do conhecimento que serão adquiridos durante o programa, que será uma novidade para nós”, explica Matos.
Além de diretor da Anprotec, Matos explica que a experiência também será de extremo proveito em sua gestão como presidente da RedeMS e Coordenador de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “Aperfeiçoaremos os meios de atuar em conjunto nos projetos de parques tecnológicos que estamos construindo. Como é o caso do projeto da UFMS, que se encontra em processo de consolidação, ampliando as perspectivas tecnológicas”, diz o diretor. “Eu uni a experiência das três instituições para chegar ao resultado do trabalho que irei apresentar”, completa.
A ida também conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Matos afirma que sua expectativa sobre a experiência são as melhores devido à história do ecossistema inovador Coreano e a presença de representantes de diversos outros países no evento. “Estou indo conhecer um país e uma realidade que até a década de 60 tinha uma economia menor que a nossa e hoje possui números muito melhores em educação e inovação. Hoje a Coreia do Sul possui grandes empresas do setor tecnológico como Hyundai e Samsung”, afirma Matos. “Também vou conhecer de perto a Fundação Innopolis, que tem toda uma cultura em prol da ciência, tecnologia e inovação. Tudo isso somado a expectativa de conhecer projetos de outras nações, que concorreram com mais de 20 países para apenas 20 vagas, e serão apresentados durante o evento”, finaliza o diretor.
O Programa
A Fundação Innopolis é uma instituição profissional de comercialização de tecnologia para fomentar a lei coreana especial sobre a promoção de zonas especiais de pesquisa e Desenvolvimento. A instituição trabalha com comercialização e transferência internacional de tecnologia e aplicação de pesquisas públicas.
Desde 2008, o Programa de Experiência da Coreia de Parques Científicos e Tecnológicos treina participantes em tecnologia STP e ensina gestores a desenvolver STPs próprios. Cerca de 331 participantes de 68 países já se formaram no programa e adquiriram as habilidades de criar projetos práticos que visam mudanças.
O treinamento conta com especialistas coreanos que definem metas organizacionais e desenvolvem ideias compartilhando a experiência de gestores da Coreia com estabelecimentos de STPs de todo o mundo.
Mais informações em: www.stp.or.kr/html/en/
[:]