[:pt]
Francilene Garcia foi reeleita, por aclamação, para mais uma gestão do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), no biênio 2017-2018. A eleição aconteceu no fim do encontro nacional do órgão, realizado na última quarta-feira (08/03) na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília.
Francilene, secretária executiva da pasta de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, entre outra atuações, foi presidente da Anprotec (2012-2015) e diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).
À frente do Consecti desde 2015, ela falou a respeito das prioridades de sua próxima gestão e destacou como ponto fundamental a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016).
Na lista, incluiu ainda a intenção de fazer andar as estratégias das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação “em consonância” com a Estratégia Nacional de CT&I (Encti), aprovada recentemente e que está em vias de publicação.
Outra prioridade dela à frente do Consecti é unir mais esforços para que as novas leis estaduais procurem dar abertura para compartilhar programas e iniciativas com a esfera federal.
Ela lembrou que no ano passado o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou a plataforma para a questão de desenvolvimento de estudos e tecnologias para o combate ao vírus da dengue e as doenças originárias do vetor do mosquito Aedes aegypt. E recordou que algumas fundações de amparo à pesquisa (FAPs) conseguiram fazer parcerias compartilhadas.
“A do meu Estado, por exemplo, fez parcerias com a do Rio Grande do Norte”, exemplificou. “A intenção é compartilhar esforços e recursos para se chegar a soluções”, disse, e acrescentou: “A União tem restrição orçamentária, igualmente os Estados. Não vivemos nenhum momento de paraíso para celebrar várias iniciativas. Então, a necessidade de se priorizar isso vem naturalmente”.
Na ocasião, o Consecti também elegeu o secretário João Carlos Gomes, responsável pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, como 1º vice-presidente do Conselho e também os seus diretores regionais. O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, Pedro Pimentel, representará o Norte. O Nordeste ficará a cargo do ex-senador Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.
Já o Centro-Oeste terá como diretor o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Mato Grosso do Sul, Athayde Nery; o Sudeste, o secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; e o Sul, o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Jean Carlo Vogel.
O consecti
O consecti é parceiro de longa data da Anprotec. Criado em 2005, com a finalidade de representar as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação ou órgãos congêneres, nos Estados e no Distrito Federal, o conselho tem como missão coordenar e articular os interesses comuns das Secretarias Estaduais de CT&I e contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.
*Com informações do Jornal da Ciência e MCTIC[:]