[:pt]
Começou nesta segunda-feira (06/02) e vai até quinta-feira (09/02), no Rio de Janeiro (RJ), o Primeiro Curso de Gestores Públicos Inovadores da UniAnprotec, programa educacional desenvolvido pela Associação, em parceria com o Sebrae e organizado pelo Instituto Gênesis, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O curso conta com 24 participantes de diversos lugares do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), Campo de Goytacazes (RJ), Guarulhos (SP), Bento Gonçalves (RS), Manaus (AM), Vitória (ES) e Natal (RN). Durante os quatro dias do encontro serão trabalhados os temas “Inovação na cidade” e como desenvolver “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, o objetivo é capacitar atores relevantes municipais para liderar um movimento de transformação. Ao final, cada cidade representada terá as linhas gerais de um conjunto de projetos estruturantes capazes de iniciar o seu processo de transformação, a partir do qual podem começar a agir.
O cronograma contempla plenárias com os temas cidades inovadoras, indústria criativa, ideias “fora da caixa”, exemplos de cidades inovadoras na Europa, mobilidade, segurança, meio ambiente, economia, pessoas, governança e gestão de risco na cidade. Além disso, no último dia, os grupos apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o curso.
A coordenação é feita pelo Professor Doutor Eduardo Moreira da Costa, Diretor Geral do Instituto LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) e Fundador e Diretor-Presidente da Pi-Academy. Segundo ele, a solução dos problemas do país deve ser construída pela sociedade como um todo, incluindo governo e cidadãos. “Na cidade, temos um ponto de encontro perfeito para esta aproximação: os governantes municipais moram na cidade, no “problema”, e estão tão interessados na sua solução como todos nós”, afirmou o Professor.
[:]