[:pt]
O tradicional café da Manhã Anprotec & Parceiros foi realizado nesta quinta-feira (08/12) em Brasília (DF). O encontro reuniu associados e instituições parceiras da entidade para apresentar as principais ações e programas desenvolvidos ao longo de 2016. Além disso, no início do evento, foram anunciados os vencedores da 20ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador.
O Ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, ressaltou que a sua presença no evento foi muito mais emblemática do que operacional. “Venho trazer o reconhecimento do Estado brasileiro e ressaltar a importância do empreendedorismo inovador, ele é responsável pelo desenvolvimento de qualquer nação. Aqui, temos uma das principais células do empreendedorismo no nosso país, uma entidade horizontal, atuante e que nos permitiu, em qualquer que fosse o governo, traçar parcerias importantíssimas, em especial com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)”, explicou Kassab. “Afirmo também, com convicção, a continuidade da posição do governo em acreditar em cada um de vocês. Vamos manter com a maior intensidade possível as nossas parcerias. Que vocês continuem participando das nossas decisões com experiências fundamentais para o setor”, acrescentou o Ministro.
Em seguida, o Presidente da Anprotec, Jorge Audy, ressaltou que o evento marca o encerramento do primeiro ano de atividades de sua gestão a frente da entidade. Ele convidou todos os membros da diretoria para o palco e agradeceu pelo esforço de cada um. “Essa é a equipe que vem estimulando, trabalhando e disseminando as ações na área de empreendedorismo inovador, acreditando que essa é a porta de saída para a crise global e nacional”, afirmou.
Parceiros
A Diretora-técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, cumprimentou os participantes e reforçou que o empenho de todos representa o resultado de um esforço coletivo permanente de melhoria das incubadoras e incubadas. “A parceria Sebrae e Anprotec é histórica e a cada ano que passa vemos o nosso esforço se materializando”, disse.
“O ano de 2016 foi difícil, sim, mas precisamos olhar pra frente com uma perspectiva positiva. É um momento complicado em termos de disponibilidade de recursos, mas há muito o que se fazer no país, independente disso, em termos de investimento em inovação. Temos muitos desafios, por isso, é tempo de continuarmos lutando por mais recursos e iniciativas de apoio. Que possamos aproveitar para nos aprofundarmos no entendimento de outra ordem, como o regulatório, que tem diversas melhorias a serem feitas. Assim, construímos um ambiente mais favorável para investir em inovação no Brasil. A contribuição de todos que militam nesse movimento é fundamental para a construção de elementos para superar barreiras”, finalizou Heloísa.
Na mesma linha, o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, fez uma reflexão a respeito 2016. “Um balanço claro nos mostra que esse ano termina muito melhor do que começou. Vivemos um período em que é possível enxergar horizontes. Esse encontro aqui, com parceiros, mostra um cenário de amplificação de iniciativas no campo de empreendedorismo brasileiro. Nós da Secretaria estamos desenvolvendo ações no sentido de reatar parcerias com os setores essenciais para nós. Temos a convicção de que precisamos transformar produção de conhecimento nos níveis que alcançamos em contribuição que possam melhorar a vida de todos os brasileiros”, disse Barone.
Em seguida, o Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Francisco Mariano Laplane, afirmou que foi um privilégio estar no evento e assistir os sinais de vitalidade, entusiasmo e energia das entidades vencedoras do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador e demais participantes. “Reitero a importância de que em períodos de dificuldade orçamentarias enxerguemos outras dimensões do empreendedorismo inovador, como o ambiente regulatório e a capacidade de olhar para frente e antecipar problemas. Eu sempre penso na Anprotec como um exemplo de entidade que é capaz de ter clareza de qual é o desafio e propor missões para enfrentarmos eles”, ressaltou Laplane.
Já para o Diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e titular do Conselho Nacional de Educação (CNE), Rafael Lucchesi, de todas as agendas que o Brasil não fez como sociedade no século XX e precisa fazer urgentemente, seguramente a que o resultado virá mais rapidamente é a de inovação. “É essencial estarmos sempre vocalizando isso pela importância do que podemos alcançar. Desejo que consigamos fazer da Anprotec um fórum importante para a defesa de interesses da agenda de construção de um ambiente de inovação, tão importante para enfrentarmos a crise que o Brasil atravessa”, disse Luquesi.
“O Brasil vai dar certo”, foi o início da fala do Secretário-executivo do MCTIC, Alvaro Prata. “Vamos dar certo sobretudo por causa dos empreendedores que focam e, apesar dos pesares, seguem seus objetivos de maneira muito determinada. Nosso país está se transformando e o papel dos gestores é perceber que há uma revolução em tudo isso, precisamos ser parceiros”, afirmou Prata.
Balanço de atividades
Já a Superintendente Executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires, apresentou as principais ações desenvolvidas ao longo do ano pela Associação.
Dentre todas as atividades, ela destacou sete, que foram essenciais para o movimento. Foram elas: o Cerne; o programa UniAnprotec; a cooperação com grandes empresas, como O Boticário, Samsung e 3M; o Estudo de Impacto Econômico – segmento de incubadoras de empresas do Brasil; a Internacionalização de empresas, destacando a parceria com o Sebrae e Apex na promoção dessas atividades; e o Programa Aceleração e Incubação de Impacto.
Finalizando o encontro, Jorge Audy, destacou dois aspectos do ano de 2016 que, para ele, foram os dois movimentos mais importantes do ano para a Anprotec. “O primeiro foi o movimento de aproximação da Entidade com a ABRAII, temos a necessidade de unir esforços e atuarmos juntos, estamos nos unindo para atuarmos melhor em prol do desenvolvimento do empreendedorismo inovador do nosso país”, disse Audy. Já o segundo aspecto destacado por ele foi a ampliação da atuação da Anprotec por meio das redes regionais e estaduais. “A atuação em conjunto com mecanismos de geração de empreendedorismo nos renovam e nos fazem melhores”, destacou.
“Nós lidamos certamente com o que de melhor a sociedade pode oferecer para o futuro da nossa gente. Vamos construir um futuro melhor para o Brasil”, concluiu o presidente da Associação.
Por fim, Mauricio Guedes, fundador e ex-gestor do Parque da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou um vídeo destacando a cidade do Rio de Janeiro (RJ), que sediará a 27ª Conferência Anprotec.
[:]