[:pt]
O Vice-presidente da Anprotec, José Aranha, participou na última quarta-feira (07/12) do lançamento da “Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas”. O evento aconteceu no Congresso Nacional, em Brasília (DF) . Um colegiado com mais de 270 senadores e deputados federais assinam a Frente.
A iniciativa é presidida pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP) e tem entre os objetivos o estudo e a proposição de legislações que possam fomentar o desenvolvimento das cidades inteligentes no Brasil. Municípios que se utilizam de novas tecnologias para melhorar a gestão pública, conseguem reduzir a burocracia e, consequentemente, promover qualidade de vida da população.
Além dos parlamentares, a Frente conta com o apoio institucional da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas/FNP, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Instituto Smart City Business América e
SindiTelebrasil.
O deputado Vítor Lippi avalia que essa é uma grande agenda positiva para o Brasil e uma oportunidade de gerar mais tecnologia para as cidades, com integração de sistemas e melhores serviços públicos. “Trabalhar por cidades inteligentes é permitir, por exemplo, o uso de um novo conceito de indústria num futuro próximo, que é a internet das coisas. Isso vai gerar muitos recursos, melhorar a economia e a competitividade do Brasil”, afirmou.
O conceito de cidade inteligente, avalia o deputado, também pode ser aplicado por meio das parcerias público-privadas. Um dos exemplos é o da iluminação pública. A contribuição tributária do setor seria repassada à iniciativa privada para que ela elabore soluções que vão além da troca das lâmpadas atuais pelas de led, modernizando e ampliando o sistema.
[:]