[:pt]
De acordo com o Índice das Cidades Empreendedoras (ICE) de 2016, a cidade de Cuiabá está na 24ª posição no ranking dos ambientes mais empreendedores do Brasil. A pesquisa, criada pela Endeavor, comparou o ambiente de negócios de 32 cidades localizadas em 22 estados brasileiros. Juntas, tais cidades representam cerca de 40% do PIB nacional e mais de 40% das scale-ups, que são empresas que crescem pelo menos 20% ao ano, por três anos consecutivos.
Flavio Gomes, que é assessor de inovação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) do estado de Mato Grosso, afirma que eventos como a Conferência Anprotec, realizada em Cuiabá em outubro 2015, ajudaram no crescimento do empreendedorismo inovador na cidade e, por consequência, na subida no ranking do ICE.
Segundo ele, a distância dos grandes centros econômicos do país faz com que muitos empreendedores migrem para outras cidades, inviabilizando o potencial inovador do estado. Para Flávio, o governo do estado está vencendo esse desafio ao trazer para cidade iniciativas destinadas a desenvolver o empreendedorismo de alto impacto.
A 25ª Conferência Anprotec de Ambientes de Empreendedorismo e Inovação, um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador do mundo, foi realizada em Cuiabá em outubro de 2015. Com o tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, o evento abordou inovações que oferecem benefícios econômicos, produtivos, ambientais e sociais. A programação contou com diversas atividades e palestrantes do Brasil e do exterior.
Índice das Cidades Empreendedoras (ICE)
O ICE é um estudo que indica as melhores cidades do país para empreender a partir da análise de 60 indicadores distribuídos em sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
[:]