[:pt]
O debate “A Realidade da Pesquisa e da Inovação – o Caso São José dos Campos” faz parte de um projeto da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (CCT) do Senado Federal que promove uma jornada pelos estados para discutir os impactos da produção científica e tecnológica no Brasil, os mecanismos de financiamento e quais os problemas enfrentados na área. A Anprotec incentiva a participação de todos no 2º Ciclo de Debates. A audiência ocorrerá no dia 7 de outubro, às 14h, no centro de convenções do Parque Tecnológico – São José dos Campos (SP).
A primeira reunião do ciclo de debates aconteceu em julho de 2016, na sede do Parlamento Gaúcho, em Porto Alegre (RS), e teve como tema central “A realidade da Pesquisa e da Inovação no Rio Grande do Sul”.
Agora, o seminário será no polo de maior desenvolvimento do país na área de ciência, tecnologia e inovação dos setores aeroespacial e da defesa nacional. O foco será entender como se deu o processo de implantação desse importante ecossistema, quais são os principais impactos e desafios futuros.
Com base nas informações levantadas em cada evento, a Comissão vai definir um panorama da situação atual da ciência, tecnologia e inovação, que deverá servir para pautar políticas públicas de incentivo aos setores portadores de futuro e aperfeiçoamento de legislações que assegurem desburocratização e garantias jurídicas para pesquisadores e empresas brasileiras.
O seminário irá avaliar de forma regional os principais desafios da Ciência e Tecnologia na superação dos entraves atuais e futuros.
A experiência de São José dos Campos irá mostrar aos participantes do evento como se deu sua reconversão econômica e tecnológica, quais são os desafios atuais e futuros, e como replicar todo trabalho desenvolvido nessa ilha de excelência como boas práticas para outros municípios brasileiros.
Outros debates acontecerão em torno da relação das instituições de pesquisa e empresas de São José dos Campos com o Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia.
Para participar dos debates, basta enviar comentários e perguntas por meio do Portal e-Cidadania em http://bit.ly/2dnKNqe ou ligar para o Alô Senado 0800 61 22 11.
[:]