[:pt]
O 4º Fórum Sebrae de Inovação contou com um auditório lotado de representantes de ambientes de inovação e entidades parceiras do movimento no primeiro dia da 26ª Conferência Anprotec em Fortaleza (CE).
A diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, abriu a programação. “Este Fórum representa um momento muito especial para o Sebrae, que ano após ano fortalece sua parceria com a Anprotec para promover a inovação nos pequenos negócios. O tema escolhido para discutirmos hoje é fundamental para que possamos trabalhar de forma cada vez mais articulada, compreendendo as competências de cada agente e buscando a convergência nas ações para avançar”, afirmou.
Também na abertura, o presidente da Anprotec, Jorge Audy, destacou a relevância do Fórum. “Reconhecendo a importância deste momento, nossa Conferência traz, neste ano, o Fórum Sebrae de Inovação como uma atividade de destaque, única neste horário, já no primeiro dia do evento. Isso reforça a parceria histórica entre Anprotec e Sebrae, que compartilham de uma mesma visão de futuro, na qual o empreendedorismo e a inovação são protagonistas do desenvolvimento de nosso país”, declarou Audy.
A palestra magna do Fórum foi ministrada pelo presidente da IASP, Josep Piqué, que defendeu inovação aberta em pequenas e médias empresas. Sobre tecnologias, Piqué afirmou que é necessário ter sempre alguém capacitado para desenvolver protótipos. “Nosso papel é ajudar as startups nessa produção de tecnologias. Os pequenos empreendedores são fonte de inovação para ecossistemas, ou seja, eles devem se conectar com as grandes cooperações que estão ao seu redor”, contou ele.
A segunda parte do Fórum Sebrae foi marcada pela demonstração e discussão de trabalhos diferenciados, representados pelos diversos ambientes de inovação ali presentes. Os participantes foram divididos em 10 grupos e cada um deles conversou com especialistas que esclareceram dúvidas dos participantes.
Os temas foram: Aceleradoras, Nits, Empresa, Sebrae, Coworking, BNDES, FINEP, Venture Capital, Anjos do Brasil e Incubadoras de Empresas.
Para cada tema um especialista da área contou a respeito de suas experiências e ouviu os participantes. Todos preencheram planilhas descrevendo os três pontos mais relevantes identificados em cada um dos temas abordados.
Marcos Suassuna, sócio administrador da MEGA Consultores Associados Ltda, conduziu a atividade com os participantes e ao final fez questão de questionar: “depois de tudo que vocês ouviram aqui, a pergunta que não quer calar é: o que faltou?”, dessa forma, Suassuna explicou que após todo o debate será consolidado um resultado e divulgado depois de nova sessão de debates entre os representantes do Sebrae. Tal resultado será apresentado na plenária 5 que está prevista na programação do dia 19/10 às 14h no salão Jericoacoara.
Outro momento importante durante o Fórum Sebrae de inovação aconteceu durante os debates. Dois artistas plásticos produziram um painel ouvindo a opinião dos especialistas e dos participantes. “ Um mosaico representando gráfica e artisticamente visões extraordinárias de toda nossa atividade hoje”, destacou Suassuna.
“Debater as questões levantadas por vocês participantes foi muito rico para todos nós, muito obrigada”, agradeceu ele.[:]