[:pt]
Terminou nesta quinta-feira (01/09), no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro módulo curso de Gestores de Parque e Ambientes de Inovação da UniAnprotec. Ao longo do encontro, os participantes puderam aprender e discutir assuntos relevantes com pessoas experientes de vários ramos relacionados à gestão de parques.
O vice-presidente da Anprotec, José Aranha, participou do evento palestrando sobre rede de relações. “O curso é muito interessante porque ele é reflexivo, coloca o gestor olhando para o território e não mais para algo fechado, onde ele é gerente ou diretor. Então eu achei muito interessante a iniciativa, as discussões foram muito boas. Teremos mais um módulo, que acontecerá em Pernambuco (PE) e me parece que o curso vai ter todo o sucesso que a gente espera”, afirmou Aranha.
Ao longo do curso, os participantes aprenderam sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a relação com a modelagem de parques na esfera pública, com a advogada do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carolina Fontoura, e discutiram a visão de longo prazo e o planejamento estratégico em ambientes de incerteza, com a consultora Profª. Andrea Belfort. Em seguida, foi a vez do Professor da Universidade Leandro Chevitarese conduzir o grupo em uma troca de ideias sobre normas, moral e ética aplicados à gestão. As aulas terminaram com uma revisão prática dos conceitos de marketing, com Lucimar Dantas.
Além disso, os participantes ouviram as tendências e práticas dos parques sustentáveis, com Leonardo Melo, do Parque Tecnológico UFRJ, aprenderam sobre place branding e a construção de marca dos parques, com o arquiteto e urbanista Caio Esteves e discutiram sobre modelos jurídicos e de governança, com o advogado Julio Santiago.
A última atividade foi um painel com grandes e pequenas empresas instaladas no Parque Tecnológico UFRJ. Os representantes da EMC², da AMBIDADOS e da FMC Technologies Brasil apresentaram os cases e responderam às perguntas dos participantes do curso.
[:]