[:pt]
A Praia do Futuro, em Fortaleza, cidade que sediará 26ª Conferência Anprotec, está se preparando para abrigar um espaço destinado a instalação de empresas do setor da tecnologia da informação e da comunicação, o Parque Tecnológico Praia do Futuro. O lugar foi escolhido por ser um ponto de conexão de cabos submarino de fibra ótica.
O Parque Tecnológico Praia do Futuro é fruto da Lei de Incentivos Fiscais nº 205/2015, que prevê atração de investimentos para cidade e apoio ao desenvolvimento de Parques Tecnológicos no Município. A ideia é que a Lei seja um estímulo ao surgimento de novos negócios na Cidade.
E o empreendimento já chamou a atenção de investidores da China que querem instalar cabos submarinos ligando Fortaleza à Ásia. Caso esse projeto realmente seja fechado, Fortaleza pode se transformar em uma referência em telecomunicação.
O território do Parque Tecnológico Praia do Futuro, foi oficializado por meio de decreto da prefeitura. A área terá aproximadamente 3,85 km², com abatimento de até 60% do Imposto sobre Serviço (ISS) e até 100% do IPTU e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI) para os investidores interessados.
Empresas de Tecnologia, Informação e Comunicação poderão se instalar no perímetro de 4km², que compreende a Avenida Clóvis Arrais Maia, Avenida Aldy Mentor, Rua Zuca Acioli, Avenida Santos Dumont, Rua Gothardo Moraes, Rua Paulo Mendes, Avenida Trajano de Medeiros e Rua Ismael Pordeus.
Todas as empresas vão contar com os benefícios fiscais previstos no Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos de Fortaleza (PARQFOR), que visa incentivar o desenvolvimento de parques tecnológicos e criativos na Cidade, como consequência, promover investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além da geração de empregos formais mais qualificados na Cidade.
Benefícios
Os benefícios do Programa PARQFOR são: isenção no Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); desconto de até 80% no Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI); redução de 60% no Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); prazo de concessão dos benefícios de até 60 (sessenta) meses, podendo ser renovado por igual período.
Adesão
Para aderir ao PARQFOR é necessário apresentar um projeto de viabilidade econômica à Secretaria de Desenvolvimento Economico do município, que propicie a geração de empregos diretos e o desenvolvimento da área Tecnológica e de Economia Criativa para a cidade.
[:]