[:pt]
A Missão Técnica especial com destino à Coreia do Sul, que levou uma delegação brasileira com o objetivo de aprofundar o conhecimento das experiências que o país tem desenvolvido no apoio e na geração de empresas inovadoras, reuniu representantes da Anprotec, Sebrae e Samsung Eletronics para visitas estratégicas.
Segundo a superintendente-executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires, foi possível aprofundar ainda mais a cooperação brasileira com o Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu, entender melhor o sistema nacional de apoio a empreendimentos inovadores, particularmente as startups, e conhecer melhor o programas sul coreanos de mentoria.
“Foi muito bom também para reforçar a nossa cooperação com o Sebrae e com a Samsung. A missão serviu ainda para fortalecermos as ações de internacionalização de empresas. As duas startups que participaram do processo de incubação cruzada tiveram excelentes oportunidades, importantes para o amadurecimento de seus projetos e também para que estabeleçam novos contatos, estratégicos”, afirmou Sheila.
Para o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Antonio Marcon, também presente na missão, a iniciativa foi fundamental para realizar um mapeamento do ambiente institucional e do sistema de inovação coreano. “É um sistema integrado com marcante estratégia nacional liderada pelo governo, com engajamento intensivo da iniciativa privada, ancorado no compartilhamento de serviços e na criação de propriedade intelectual. É um modelo que pode contribuir significativamente para o aperfeiçoamento do sistema brasileiro de inovação”, explicou.
Além disso, ele destacou que o processo de incubação cruzada, realizado pelas empresas Mind the Graph e Reminds, recém-aceleradas no Programa de Promoção da Economia Criativa no mesmo período que a missão, foi importante também para acelerar o processo de internacionalização das startups brasileiras. “O programa prevê que, no futuro, a mesma oportunidade de internacionalização seja também proporcionada a outras startups participantes da iniciativa”, ressalta o gerente.
A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, destaca que a missão foi muito proveitosa, bem organizada e com uma agenda substancial. “A iniciativa nos deu oportunidade de acessar informações e conhecimentos práticos sobre como funciona o sistema de inovação coreano, principalmente de apoio a startups. Em função de uma agenda bem construída, foi uma missão inspiradora do ponto de vista de oportunidades”, afirmou.
Para ela, ficou evidente que o modelo de projeto que a Anprotec desenvolve, em conjunto com a Samsung, tem grande potencial de replicação no país. “Um modelo no qual temos entidades de apoio, um conjunto grande de startups e uma empresa âncora, multinacional, com oportunidades de desenvolvimento tecnológico das startups nos dois países”, destaca a diretora.
[:]