[:pt]
Na última terça-feira (20), a delegação brasileira que participa da Missão Técnica Anprotec chegou a Moscou, na Rússia, para a Conferência Mundial de Parques Tecnológicos IASP 2016. Realizado na Rússia pela primeira vez, o evento já bateu o recorde de número de participantes: mais de 1.600 pessoas, de 70 países.
O tema desta edição da Conferência é “A mente global – ligando comunidades de inovação para internacionalização, sustentabilidade e crescimento”. A abertura do evento incluiu a apresentação do CEO e Co-fundador da SCOOL & IDEALIST Grupo, o finlandês Saku Touminen. Ele citou a importância da educação empreendedora desde o ensino fundamental, explicando que a abordagem deve ser feita por um método que incentive a habilidade de pensar e fazer junto com os alunos.
O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, também discursou na abertura da Conferência. “O futuro pertence aos nossos filhos. A próxima geração de empreendedores na área de inovação deve ser educada já hoje. O governo apoiou o programa de desenvolvimento de tecno-parques para crianças. Essas crianças contribuirão para a criação de uma economia inovadora”, afirmou Medvedev.
Para o Pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, integrante da delegação brasileira, “essa é uma grande oportunidade para entrarmos em contato com novas tecnologias e novas ações. Como, por exemplo, quando na abertura do evento a Finlândia apresentou uma reformulação da sua educação. Ou seja, um país que já é revolucionário e está na liderança consegue repensar em uma plataforma aberta de novas experiências. Se é possível na Finlândia, por que não no Brasil?”.
Participação brasileira
No segundo dia do evento, quarta-feira (21), foi a vez de alguns brasileiros participantes do evento apresentarem seus trabalhos. Em dupla, a presidente da Consecti e ex-presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia, e o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Antonio Marcon, apresentaram os resultados obtidos na primeira rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, que graduou oito startups em julho deste ano.
O coordenador de projetos da Anprotec, Carlos Bizzotto, teve a oportunidade de falar sobre alguns programas da Associação, como o Cerne, que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação; o UniAnprotec que forma líderes para os ambientes de inovação no Brasil; e sobre a internacionalização de empresas residentes por meio da plataforma Land2Land. Além disso, Bizzotto falou também sobre o processo-chave para a criação de uma incubadora internacional.
Já Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, falou a respeito da geração de empresas globais nascidas dentro de incubadoras. Clarice Cordeiro, gestora de projetos e negociação da mesma instituição, tratou da experiência da Tecnopuc sobre pensamento coletivo.
Missão Técnica 2016
A Missão Técnica 2016 foi iniciada no dia 12 de setembro e terminará no dia 23 deste mês. Na primeira etapa, os participantes visitaram a Holanda e a Suécia. Agora, na segunda etapa, participam da 33ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que ocorre de 18 a 23 de setembro, na Rússia.
[:]