[:pt]
Terminou nesta quarta-feira (10/08) o segundo módulo do curso de Gestor de Incubadoras da UniAnprotec, que foi realizado em Brasília (DF). Durante três dias, os alunos tiveram oportunidade de trabalhar conteúdos relacionados a concepção, planejamento, implantação e operação de incubadoras de empresas. Para tornar o processo de aprendizagem mais rico e dinâmico, a turma foi desafiada a criar uma incubadora de empresas em um país fictício, utilizando um game.
No início do jogo, os participantes foram divididos em equipes que deveriam visitar diferentes regiões do país em busca de informações relacionadas aos diversos ecossistemas de inovação. As informações coletadas pelas equipes foram utilizadas para conceber, planejar e implantar a incubadora, definido a área geográfica, a infraestrutura física, os setores econômicos de atuação, o estágio dos empreendimentos apoiados e o papel do mecanismo na região.
A dinâmica do jogo criou situações, simultâneas, de colaboração e competição, tornando a experiência mais realista. A cada rodada do game, os alunos tiveram seus desempenhos avaliados e receberam pontos vinculados a competência técnica, networking e de gestão. Ao final, cada equipe apresentou sua proposta de incubadora para uma banca, explicitando o papel da incubadora na região, a infraestrutura física a ser utilizada, os processos a serem implantados, o modelo de receita (sustentabilidade financeira) e os resultados esperados (impactos).
O curso faz parte da UniAnprotec, programa educacional desenvolvido pela Anprotec, em parceria com o Sebrae. Dedicado à formação de gestores de incubadoras de empresas, é composto por três módulos. O primeiro foi realizado em julho, no Rio de Janeiro (RJ) e o terceiro acontecerá em novembro, em Porto Alegre (RS).
[:en]Terminou nesta quarta-feira (10/08) o segundo módulo do curso de Gestor de Incubadoras da UniAnprotec, que foi realizado em Brasília (DF). Durante três dias, os alunos tiveram oportunidade de trabalhar conteúdos relacionados a concepção, planejamento, implantação e operação de incubadoras de empresas. Para tornar o processo de aprendizagem mais rico e dinâmico, a turma foi desafiada a criar uma incubadora de empresas em um país fictício, utilizando um game.
No início do jogo, os participantes foram divididos em equipes que deveriam visitar diferentes regiões do país em busca de informações relacionadas aos diversos ecossistemas de inovação. As informações coletadas pelas equipes foram utilizadas para conceber, planejar e implantar a incubadora, definido a área geográfica, a infraestrutura física, os setores econômicos de atuação, o estágio dos empreendimentos apoiados e o papel do mecanismo na região.
A dinâmica do jogo criou situações, simultâneas, de colaboração e competição, tornando a experiência mais realista. A cada rodada do game, os alunos tiveram seus desempenhos avaliados e receberam pontos vinculados a competência técnica, networking e de gestão. Ao final, cada equipe apresentou sua proposta de incubadora para uma banca, explicitando o papel da incubadora na região, a infraestrutura física a ser utilizada, os processos a serem implantados, o modelo de receita (sustentabilidade financeira) e os resultados esperados (impactos).
O curso faz parte da UniAnprotec, programa educacional desenvolvido pela Anprotec, em parceria com o Sebrae. Dedicado à formação de gestores de incubadoras de empresas, é composto por três módulos. O primeiro foi realizado em julho, no Rio de Janeiro (RJ) e o terceiro acontecerá em novembro, em Porto Alegre (RS).
[:]