[:pt]
“Os ambientes de inovação são fundamentais para gerar empresas com potencial de alto impacto e que possuam diferenciais competitivos sustentáveis no longo prazo”. As palavras são do gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Célio Cabral de Sousa Júnior.
Em entrevista, ele analisou o momento complexo pelo qual passa a economia do país e os motivos pelos quais a inovação e a criatividade tornaram-se imperativos para a sobrevivência das empresas. Além disso, Célio Cabral destacou os atrativos do 4º Fórum Sebrae da Inovação, que será realizado durante a 26ª Conferência Anprotec.
O Sebrae é co-realizador da Conferência Anprotec há muitos anos. Qual a motivação para que essa iniciativa se mantenha na agenda da entidade?
A Conferência é uma grande oportunidade de reunir os principais atores do ecossistema de inovação para debater tendências e oportunidades de mercado. Aproveitamos também para aproximar os Sebrae estaduais desses atores e alinhar expectativas, em prol da construção de uma agenda comum de atuação. Os ambientes de inovação são fundamentais para gerar empresas com potencial de alto impacto e que possuam diferenciais competitivos sustentáveis no longo prazo.
Neste ano, o tema da Conferência se volta para novos mecanismos e espaços de geração de empreendimentos inovadores . Como o Sebrae tem trabalhado com essas tendências?
O Sebrae em sua missão promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimula o empreendedorismo, atuando como catalisador de iniciativas para elevar a competitividade e a sustentabilidade do nosso público. Uma grande quantidade de ações estimulam o empreendedorismo nos pequenos negócios, por meio de ideias de negócios e educação empreendedora – com objetivo de ampliar e disseminar nas instituições de ensino conteúdos de empreendedorismo nos currículos, consolidando a cultura empreendedora. Não poderíamos deixar de mencionar o Sebrae Lab, lançado neste ano, um projeto nacional que visa à criação de ambientes multifuncionais pelo Sistema Sebrae, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. É um espaço de estímulo à criatividade e à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e a conexões de negócios.
Qual a expectativa do Sebrae em relação ao evento?
Muito grande. Estamos passando por um momento delicado em nossa economia na qual a inovação e a criatividade tornaram-se imperativos para a sobrevivência das empresas. Quando nos debruçamos sobre novos mecanismos e espaços de geração de empreendimentos inovadores, tema central da Conferência, colocamos em pauta uma compreensão e abordagem diferenciada, que certamente ajudará a criar um novo arranjo no mercado e no ecossistema de inovação.
Durante a Conferência será realizado o 4º Fórum Sebrae da Inovação. O que os participantes podem esperar desse momento?
Estamos preparando um Fórum diferente, com uma pegada mais inclusiva, onde haverá uma grande integração com a plateia. Iremos simular esses novos mecanismos e espaços sob uma perspectiva simbiótica. Traremos Josep Piqué, vice-presidente da IASP, que fará a abertura do Fórum e facilitará as atividades. Será um aquecimento para a Conferência. Esperamos a presença de um grande público.
[:]