[:pt]
Foto: 100 open startups
As inscrições para o ciclo 2016 do Movimento 100 Open Startups estão abertas. Neste ano, as startups participantes vão escolher um desafio entre 20 opções, dez a mais do que em 2015. Os projetos submetidos até o dia 15 de agosto farão parte do primeiro lote apresentado aos executivos da rede e terão mais chances de receber matches e convites para os encontros programados.
São atualmente 175 grandes empresas conectadas na Rede Corporativa, que alcançou 1.500 executivos de diversos países interessados em colaborar com startups. “São 20 grandes temas que abordam assuntos como cidades inovadoras, educação do futuro, energia, fármacos e cosméticos, varejo, entre outros”, diz um dos idealizadores da competição, Bruno Rondani. Segundo ele, os executivos das grandes empresas estão cadastrados para avaliar e contribuir com os projetos das startups. “O ponto de entrada para as grandes empresas é dizer o que elas estão buscando e se comprometer a avaliar”, acrescenta.
Rondani afirma ainda que ao entrar na rede a empresa não tem de se comprometer a contratar uma startup. “Nosso foco é a cocriação com as startups e não a busca de inovação pronta para implantar na empresa. Esse é o modelo antigo de ‘open innovation’. A ideia atual é que a construção de algo novo ocorra da parceria entre a startup e a grande empresa”, explica.
Ele conta que as companhias indicam em quais áreas dos desafios têm interesse e iniciam contato com as startups que atuam nessas áreas. Na última etapa elas selecionam com quais desejam trabalhar junto. “Nossa preocupação maior é medir o quão atraente a startup é para o mercado” conclui Rondani.
As inscrições podem ser feitas pelo
site da Open Startups.
*Com informações do Estadão
[:]