Foto: Universidade Feevale
Entre 17 e 22 de julho, as docentes da Universidade Feevale, Regina de Oliveira Heidrich, do curso de Licenciatura em Computação, e Débora Nice Ferrari Barbosa, de Sistemas de Informação, participarão da 18th International Conference on Human-Computer Interaction. O evento, que ocorrerá em Toronto, no Canadá, contará com mais 13 sub-eventos e é um dos principais na área de Interação Humano-Computador (IHC).
Durante o evento, as professoras apresentarão o resultado de experiências junto a projetos de pesquisa que desenvolvem novos processos de ensino e aprendizagem, com a utilização de dispositivos móveis, na educação formal e não formal, além de pesquisas na área de Brain Computer Interface (BCI). “Apresentarei no evento dois artigos: o Questing Ruins: a game for a digital inclusion, que trata sobre um de nossos games desenvolvidos com a tecnologia de Brain Computer Interface, e o Development of BCI based softwares to assist people with mobility limitations in the school inclusion process, que apresentará as possibilidades de pessoas com paralisia cerebral utilizarem a tecnologia de BCI no processo de inclusão escolar”, afirmou.
Regina participará também dos sub-eventos 5th International Conference on Design, User Experience and Usability, 13th International Conference on Engineering Psychology and Cognitive Ergonomics e 10th International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction. “Os games foram desenvolvidos por acadêmicos e professores da Instituição e isso é resultado de uma parceria entre a Feevale e a Universidade de Lisboa (Portugal). Além de nós, são membros do projeto os professores de Jogos Digitais da Feevale Marsal Avila Alves Branco e João Batista Mossmann; os bolsistas Emely Jensen, Douglas Quadros, Neylomar Kuhne e Felipe Peiter; e da Universidade de Lisboa, os professores Francisco Rebelo e Tiago Oliveira”, finalizou a professora.
Já a professora Débora Barbosa afirma que o trabalho que apresentará relaciona as práticas pedagógicas, baseando-se em projetos de pesquisas que vem sendo desenvolvidos no contexto do grupo de pesquisa em Informática na Educação, acerca da aprendizagem na educação formal e não formal. “O artigo Using mobile learning in formal and non-formal educational settings é um trabalho interessante, pois os elementos se entrelaçam por meio de uma parceria, entre pesquisas feitas por mim e pela professora Rosemari Lorenz Martins, junto à Associação Assistência ao Menor em Oncologia (AMO Criança-NH), e as desenvolvidas com a professora Patricia Brandalise Scherer Bassani junto à Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação e escolas municipais de Novo Hamburgo”, explicou.
A docente, que também participará dos sub-eventos 3rd International Conference on Learning and Collaboration Technologies e 10th International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction, afirma, ainda, que um dos objetivos da viagem é firmar parcerias de pesquisa junto a grupos canadenses. “O Canadá tem, atualmente, um trabalho forte na área de games na educação, o que está diretamente relacionado às pesquisas que desenvolvo. Juntas, eu e a professora Regina buscaremos alternativas para trabalhar, de forma conjunta, os projetos de internacionalização”, finalizou.
A participação no evento visa a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, com relação à participação de parceiros de pesquisa em bancas de mestrado e doutorado. Durante a viagem as docentes visitarão a Universidade de Toronto.