[:pt]
O vice-presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, e a Superintendente Executiva, Sheila Pires, participaram, nesta terça-feira (26/07) de reunião com o ministro Marcos Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O encontro debateu pontos essenciais para o setor de inovação brasileiro, como a garantia de segurança jurídica para os investidores em startups ou em inovação; incentivos fiscais para investimento em startups e atração de corporações com o propósito de inovar; a desburocratização para facilitar os trâmites de abertura de empresa e, em especial, sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além da Anprotec, estiveram presentes representantes da ABVCAP, Anjos do Brasil, Anpei, Dínamo e a Força Tarefa de Finanças Sociais. O ministro, após ouvir a pauta do grupo, afirmou que esse é um tema que sensibiliza a pasta. “A gente pode trabalhar nesse assunto junto ao Congresso. Sou favorável a mais segurança jurídica para os investidores, que a gente reveja isso, não só no tema de empreendedorismo inovador, mas também na pessoa jurídica como um todo”, afirmou o ministro. “O Governo Federal está preparando um programa interministerial para a aceleração do crescimento do país, um dos temas que o Mdic tem levado para os encontros de criação desse plano é o empreendedorismo inovador. Estamos realmente abertos a isso”, acrescentou.
O vice-presidente da Associação afirmou que a reunião atendeu as expectativas, principalmente porque o ministro já se manifestou outras vezes em prol do marco regulatório da tecnologia e da necessidade de competitividade por meio das startups e parques tecnológicos. “Foi uma comprovação da determinação dele, especialmente porque ele estava com todo staff de secretariado, que é quem faz tudo andar na prática. Existem projetos de lei para tudo que a gente está falando, então o que temos que fazer é destravar o processo dentro do legislativo para fazer isso funcionar. A Anprotec vai estar sempre presente aqui, lá no Congresso, em todos os lugares”, afirmou Aranha.
A reunião foi convocada pelo Presidente do Comitê de empreendedorismo e Venture Capital da ABVCAP, Rodrigo Menezes. Segundo ele, “o encontrou excedeu as expectativas porque o grupo teve uma sinalização muito positiva do ministério em relação aos próximos passos, ao trabalho que precisa ser feito pra que a gente siga com a mudança de legislações que são importantes para o ecossistema de empreendedorismo e de investimento em inovação”, explicou. “O mais positivo desse momento foi o fato de que foram citadas ações em andamento e ações que precisam ser feitas, então é uma pauta que vai além da boa vontade”.
[:]