[:pt]
O Programa InovAtiva Brasil divulgou lista com as 300 startups aprovadas para participar do Ciclo 2016.2. Realizado pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e executado pela Fundação CERTI em parceria com o Sebrae nacional, o programa alavanca cada vez mais o modelo de Empreendedorismo Inovador no país.
Das 300 empresas que irão acelerar seus negócios neste segundo semestre, 41 são de Santa Catarina, ficando atrás apenas de São Paulo, estado que classificou o maior número de projetos (71) nesta edição. Paraná obteve o terceiro lugar, com o total de 37.
Em relação às cidades, Florianópolis obteve o segundo lugar e foi responsável por aprovar 20 empresas – 5 dessas oriundas do programa Sinapse da Inovação e 3 incubadas do CELTA – ambos mecanismos criados e gerenciados pela CERTI, fundação que há 31 anos promove tecnologia e inovação no país.
No que diz respeito à área de atuação e ao perfil das selecionadas, a maior parte é do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (34%), seguida do ramo de Serviços (19%). O destaque desta edição fica por conta da interiorização do programa, com projetos provenientes de 24 estados mais o Distrito Federal, e do número de startups que já recebeu investimentos em outras oportunidades. Em comparação ao ciclo do primeiro semestre, o número de empresas dobrou, passando de 11% para 22%.
Sobre o InovAtiva Brasil
Criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia, mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores.
O Programa, executado pela Fundação CERTI, conta com a co-realização do Sebrae e tem o Senai como parceiro estratégico, oferecendo capacitação em empreendedorismo inovador, conexão com parceiros, mentoria com profissionais renomados e vantagens em outros programas públicos e privados de fomento à inovação. Toda a Comunidade InovAtiva de usuários cadastrados pode acessar gratuitamente o conteúdo de capacitação em cursos.
Já a participação nos ciclos de aceleração é restrita a projetos inscritos e aprovados pelos avaliadores do programa. São até 300 vagas disponíveis para entrada em cada ciclo e até 125 são selecionados para etapa final, em que apresentam seus negócios a empresas e investidores.
[:]