[:pt]
O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, inaugurou o Espaço Inovação, ambiente destinado a transformar ciência e tecnologia em inovação e serviços úteis à sociedade. O espaço tem quase oito mil metros quadrados de área interna e investimentos de cerca de R$ 20 milhões.
Principal edificação do Parque, o Espaço Inovação abre as portas com seis laboratórios avançados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e três empresas de base tecnológica. A chamada pública para ocupação do prédio está aberta e possui fluxo contínuo até a total ocupação do espaço.
Entre outras autoridades, a cerimônia de inauguração na última semana contou com a presença do governador do estado do Pará, Simão Jatene; dos secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello, e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki; e do reitor em exercício da UFPA, Prof. Dr. Horacio Schneider.
“A implantação deste ambiente vai trazer uma dinâmica estratégica para a inovação no estado do Pará, estimulando a sinergia entre laboratórios e empresas com projetos complementares. Também vai incrementar a receita do PCT Guamá a partir das locações das salas, contribuindo para a autossustentabilidade do Parque”, ressalta o presidente da Fundação Guamá, Antonio Abelém.
Laboratórios instalados – Ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Embrapa Amazônia Oriental, o portfólio de serviços tecnológicos dos laboratórios conta com serviços como a identificação de contaminação por agrotóxicos em alimentos; assessoria agroindustrial na cadeia do açaí e outros produtos; diagnósticos em genética; análise de óleos vegetais; apoio no controle biológico de doenças e pragas na agricultura; e construção de equipamentos eletrônicos.
São eles: Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA); Laboratório de Engenharia Biológica (EngeBio/UFPA); Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados (UFPA); Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (Lasse/UFPA); Laboratório de Fitossanidade e Manejo (Embrapa); e Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais (Agroind/Embrapa).
Empresas – O Espaço Inovação oferece módulos empresariais que variam de 72 a 150m², destinados a empresas com grande potencial de crescimento econômico e que tenham por escopo investimentos em inovação. Três empresas já foram selecionadas na chamada pública de ocupação do prédio. São elas: “Inteceleri Soluções Ltda”, “Idee Amazônia” e “RVC Empreendimentos”.
Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e a gestão é realizada pela Fundação Guamá, organização social sem fins lucrativos. Além do Espaço Inovação, o parque tecnológico abriga outros empreendimentos, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e o Laboratório de Alta Tensão. Para mais informações, acesse: http://pctguama.org.br/.
Fonte: Agência Pará
[:]