[:pt]
A Missão Técnica da Anprotec 2016 levará os participantes a parques tecnológicos, universidades e centros de inovação e negócios de Holanda, Suécia e Rússia A iniciativa é uma parceria da Associação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Swedish Incubators & Science Parks (SISP).
Os três países foram escolhidos estrategicamente para a Missão. Holanda e Suécia, por exemplo, estão entre os que mais investem em inovação no mundo. Já a Rússia sediará a 33ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que faz parte da programação da Missão Técnica. “Os sistemas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação desses países têm se mostrado cada vez mais maduros e avançados. A nossa intenção é conhecer, trocar experiência e observar as boas práticas”, afirma a superintendente executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires.
Iniciativa anual da Anprotec, a Missão Técnica tem como público-alvo gestores de ambientes de inovação associados à Anprotec, dirigentes do Sistema Sebrae e das agências de fomento do Governo Federal e ministérios, secretários estaduais e municipais de CT&I e presidentes de fundações de amparo a pesquisa (FAPs) ou instituições equivalentes. O objetivo é realizar benchmarking das melhores práticas dos sistemas nacionais de inovação dos países visitados e contribuir para a internacionalização dos ambientes de inovação brasileiros.
Oportunidades
O Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jorge Campagnolo, que acompanhou a Missão Técnica 2014 — com destino a China e Finlândia –, ressalta que é essencial para o setor de Tecnologia e Inovação brasileiro conhecer a forma como os outros países fazem a gestão de parques tecnológicos e incubadoras. “Com essas missões a gente tem a possibilidade de realmente ver in loco, discutir e trazer ideias. Assim, podemos incorporar as boas práticas na nossa maneira de fazer essa gestão”, disse.
Campagnolo destacou, ainda, que a Missão é uma excelente oportunidade para networking. “Os participantes, que são de vários lugares do Brasil, criam um vínculo que pode render parcerias em projetos futuros”, ressalta.
Segundo a diretora do Centro de Empreendimentos em Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ingrid Pôrto, que já participou de três missões técnicas da Anprotec, é essencial observar a situação das incubadoras e dos parques a partir de uma perspectiva diferente da realidade brasileira. “A missão nos ajuda na busca por novas inspirações, novas formas de implementação em ambientes que são mais desenvolvidos do que os cenários que temos aqui”, afirmou.
Além disso, para ela, a participação na Conferência da IASP é uma oportunidade enriquecedora para os participantes da Missão. “Na conferência são abordados vários modelos e painéis nos quais podemos ver pontos de vista de diferentes pessoas. É extremamente interessante, principalmente como uma forma de aprendizado e networking, devido à quantidade de pessoas que se encontram e a possibilidade de trocar ideias”, destacou.
O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni, que também foi um dos participantes da Missão Técnica 2014, afirma que a experiência foi bastante útil. “A agenda estava bem completa e qualificada. Todas as entidades foram de muito interesse pra nós no que se refere a incubadoras, estímulo à criação de empresas, empreendedorismo e as próprias ações das universidades”, disse.
Missão Técnica 2016
A Missão Técnica 2016 será realizada entre os dias 12 a 23 de setembro deste ano. Na primeira etapa, os participantes visitarão Holanda e Suécia. Na sequência, participarão da 33ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que ocorre de 18 a 23 de setembro, na Rússia.
Inscrição
Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo e-mail [email protected] até o dia 5 de agosto de 2016.
As regras e valores de inscrição estão especificados no regulamento da Missão. Confira:
– Regulamento (Condições e valores)
[:]