[:pt]
Nos últimos dias 6 e 7 de abril, foi realizada a I Reunião Anual de Rede Mineira de Inovação (RMI), na Universidade de Uberaba (Uniube) e no Parque Tecnológico do município. O encontro, que reuniu associados e parceiros do ecossistema de incubadoras e parques tecnológicos do estado teve como temas novos caminhos para a inovação e modelos alternativos de incentivo ao empreendedorismo e à geração de novos negócios. A Anprotec participou do evento como parceira da RMI.
A reunião tinha por objetivo debater questões relevantes para a superação de desafios enfrentados pelo segmento, buscar soluções para demandas dos associados e levar conteúdos e apoiadores que orientem sobre novos modelos de ação que gerem o progresso do movimento. Além disso, o encontro criou a oportunidade da rede compartilhar informações e experiências, fortalecer as conexões e ampliar as redes de contatos.
Fizeram parte da programação uma palestra, uma mesa redonda e a apresentação do programa “Sinapses da inovação: conceitos e aplicações” do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). Além disso, foram realizados um painel e a divulgação dos resultados do “Programa Bloombtech” (Wylinka). Os participantes foram convidados a participar da cerimônia de premiação do “Desafio Regional da Inovação AlgarAgro na Indústria”. Além da Anprotec, os parceiros e convidados presentes foram o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-Minas), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Consolidação de parcerias
Durante o encontro, a analista de Inovação e Tecnologia do Sebrae/Minas, Andrea Furtado de Almeida, sugeriu datas para a assinatura, com as incubadoras contempladas, dos convênios para a continuidade da implantação do Cerne, modelo de gestão para incubadoras criado por Anprotec e Sebrae. O superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Roberto Rosenbaum (foto) anunciou a publicação do edital Sectes/Fapemig para apoio às incubadoras de empresas, ainda no mês de abril. A continuidade do apoio das entidades supramencionadas contribui para garantir a operação e a qualidade da gestão das incubadoras associadas à RMI.
Destaques
O presidente da RMI e diretor da Anprotec, Renato Nunes, destacou a importância das reuniões da rede no progresso do movimento. “É essencial que o ecossistema se articule em torno das demandas levantadas e estabeleça ações conjuntas para traçar os rumos das incubadoras e parques tecnológicos no curto e no médio prazos. Tivemos a oportunidade de debater o cenário atual em que nos encontramos e pensar alternativas que nos permitam avançar”, explicou. Renato ainda destacou a relevância de se pensar o empreendedorismo sem esquecer a responsabilidade social envolvida nesses negócios e a necessidade de se aproveitar experiências de sucesso no desenvolvimento de novas ações em Minas Gerais.
Mais informações no site da RMI.
*Com informações e foto da Contexto Assessoria em Comunicação.
[:]