[:pt]
Das 300 startups selecionadas para o primeiro ciclo de aceleração do programa InovAtiva Brasil,55 são de Santa Catarina e cinco do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC. O programa promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) oferecerá mentorias e capacitações para empresas nascentes de base tecnológica. As empresas selecionadas do MIDI foram: 1Will, Especifique-me, ACT Sistemas, ePHealth e MyTapp.
As soluções desenvolvidas pelas incubadas do MIDI abrangem segmentos diversos. A 1Will trabalha com um equipamento que distribui, em pequenas quantidades, suplementos alimentares em academias. A Especifique-me, voltada para arquitetos, designers e decoradores, é uma ferramenta que hospeda, organiza e relaciona produtos de projetos de interiores, identificando tendências e perfis de consumo. A ACTSistemas desenvolve soluções para a web e para desktop, na área de sistemas gerenciais de negócios e visão computacional. A MyTaap é desenvolvedora de um sistema para automatização de chopeiras self-service, ativado pelo cliente por meio de um cartão ou aplicativo. A ePHealth desenvolve uma solução voltada aos profissionais da saúde, que ajuda no controle e prevenção de doenças crônicas.
O InovAtiva possui três etapas, sendo que a primeira é de aceleração. No final do ciclo de capacitação (que encerrará no dia 18 de junho), os participantes submeterão seus projetos à segunda etapa, que será realizada no dia 23 de junho. Para a terceira fase, passam até 125 finalistas, que terão acesso a investidores, grandes empresas, financiamentos e subvenções, além do auxílio para a internacionalização, um dos grandes objetivos do projeto.
As startups que chegarem até a etapa final serão apresentadas no dia 29 de agosto e obterão vantagens nas chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. As finalistas estarão automaticamente classificadas na ‘qualificação’, primeira etapa de avaliação do Edital SENAI/SESI de Inovação e terão acesso ao Programa BNDES de apoio à micro, pequena e média empresa inovadora.
O MIDI Tecnológico
O MIDI Tecnológico foi contemplado três vezes com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: eleito a melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias em 2008. A entidade já apoiou 84 empresas de base tecnológica e atualmente tem19 incubadas e trêspré-incubadas.
Mais informações no site do MIDI Tecnológico.
*Com informações da assessoria de comunicação da ACATE.
[:]