Foi prorrogado para 30 de março o prazo para as startups da região amazônica inscreverem seus projetos no Programa de Promoção da Economia Criativa. Resultado de uma parceria entre a Samsung, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o CCEI Daegu – Centro de Economia Criativa e Inovação da Coreia do Sul, o programa tem por objetivo identificar e oferecer suporte a novos projetos de empreendedorismo em todo o Brasil. Na Amazônia, serão selecionados até dois empreendimentos.
Essa etapa do programa integra a região norte à iniciativa, fomentando tecnologias emergentes e contribuindo para o desenvolvimento de novas empresas que desejam gerar mudanças positivas para a sociedade por meio de soluções nas áreas de educação digital, saúde digital, segurança da informação e mobilidade/soluções de convergência (telefones, tablets e wearables). Para o presidente da Anprotec, Jorge Audy, “atividades como essas, na área de inovação e empreendedorismo, têm enorme significado quando ocorrem em regiões específicas, levando ações importantes de desenvolvimento para o país como um todo”.
Serão selecionados empreendimentos de base tecnológica, legalmente registrados, que atuem ou tenham sede na Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia) e Oriental (Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso), bem como possuam projetos sinérgicos aos setores de interesse da Samsung. A seleção das propostas será feita por um Comitê de Avaliação composto por representantes da Anprotec e da Samsung para a fase piloto e por especialistas ad hoc.
Mentoria e treinamento
De acordo com o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, Antonio Marcon, o programa oferece um estímulo financeiro e de treinamento para os empreendedores. “Como forma de incentivar cada vez mais os novos empreendedores, os projetos escolhidos receberão investimentos da ordem de R$ 140 mil, além de infraestrutura física, metodologia de incubação e oportunidades de mentoria para os vencedores”, destaca.
As startups selecionadas receberão treinamentos focados na criação de empreendimentos e inspirados no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu. Os empreendedores serão encorajados a ousar e avaliar os riscos dos projetos, pois as propostas de alto teor disruptivo e tecnológico, aliadas ao real potencial de mercado, poderão receber investimentos adicionais pelo programa.
No envio das propostas, as startups devem atender a uma série de requisitos estabelecidos por Anprotec e Samsung, que constam na chamada para seleção de empreendimentos. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 30 de março (quarta-feira).
Incubadora selecionada
A Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi selecionada para integrar a versão piloto do programa na região da Amazônia. Para participar, a incubadora passou por um processo seletivo que começou com o lançamento da chamada em dezembro, na capital amazonense.
Para informações sobre como se inscrever, acesse o site: www.anprotec.org.br.
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED. Também lidera completamente o espaço da Internet das Coisas, com nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Emprega 307 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões. Para saber mais, visite o site oficialhttp://www.samsung.com e nosso blog oficial global.samsungtomorrow.com
Sobre a Anprotec
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos. Saiba mais em www.anprotec.org.br
Sobre o CCEI
O Centro de Economia Criativa e Inovação em Daegu (CCEI) tem como missão promover uma visão de “Meca Global de Startups e Ideias Criativas” para as comunidades regionais através da construção de uma fortaleza para as PME inovadoras e ser um hub de startups. CCEI se inspira no empreendedorismo natural e na cultura de startups implantando o “C -Lab”, “C -Star” e “C- Academy”, e apoiando espaços comunitários abertos para a troca de ideias e de comunicações. Enquanto isso, CCEI está identificando pautas industriais essenciais e orquestrando órgãos públicos e instituições para criar uma sinergia local. Para mais informações, visite: ccei.creativekorea.or.kr/daegu