Na tarde da última quarta-feira (17/02), a Fundação Certi realizou o evento de inauguração da microrrede Usina Distrital de Geração Distribuída de Energia Renovável, localizada no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC). Com foco no desenvolvimento sustentável, a usina será conectada à rede da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e produzirá energia renovável para consumo local em caso de falhas no fornecimento. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e contratado pela Celesc.
Na microrrede ativa, a geração de energia será realizada por meio de painéis fotovoltaicos, geração eólica e diesel, somente para backup. O processo passará por um sistema de armazenamento de energia em baterias, integrado a um sistema de automação, controle e comunicação, desenvolvido pela Certi. Além de servir para consumo local, a energia gerada pela usina poderá ficar como excedente de geração de crédito na fatura de energia, pelo fato de ser injetada na rede de distribuição.
Inauguração
A abertura da cerimônia foi feita pelo diretor-presidente do complexo Sapiens Parque, Saulo Vieira, que ressaltou a importância do setor tecnológico para a cidade e dos projetos produzidos pelo complexo. “Aqui está o futuro da Ilha. É preciso que os empresários percebam a relevância do trabalho realizado no Sapiens e invistam aqui”. Na sequência, fizeram seus discursos o Superintendente de Negócios da CERTI, Laércio Aniceto Silva, e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
Após a demonstração da microrrede em operação, momento em que os convidados foram divididos em grupos para visitar o local e tirar suas dúvidas sobre o sistema, foram realizadas apresentações por representantes das empresas do setor elétrico – Siemens, IBM, Weg e Schneider Electric, sobre soluções desenvolvidas para redes e cidades inteligentes.
* Com foto e informações da Fundação Certi