A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Bahia, vai ampliar suas atividades no Parque Tecnológico da Bahia, com a implantação de um Núcleo de Computação Científica. O novo centro funcionará em uma perspectiva multidisciplinar, integrando grupos que já atuam em epidemiologia, bioinformática, estatística e computação. O espaço foi cedido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e deve ser ocupado até o fim de junho pelas pelas equipes de pesquisa.
Os pesquisadores do núcleo trabalharão com o recém adquirido cluster da empresa SGI, que será instalado no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Senai/Bahia e ligado, por fibra óptica, ao espaço da Fiocruz no Tecnocentro, no parque. A estimativa é de que, até o início do mês de junho de 2016, as obras sejam finalizadas e os recursos computacionais estejam instalados. “Com o avanço do uso de recursos computacionais de alta performance, as pesquisas, tanto populacionais quanto biológicas, terão maior capacidade em trabalhar com bases de dados que antes não seriam possíveis frente aos recursos razoavelmente limitados”, explicou o pesquisador da Fiocruz Bahia, Maurício Barreto.
O projeto
O Núcleo de Computação Científica será importante para a constituição de uma rede de grupos que trabalham com grandes bases de dados e problemas complexos, proporcionando parcerias com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), outras universidades locais, instituições nacionais e internacionais. “Com a iniciativa, poderemos integrar informações e conhecimentos de diferentes níveis, buscando contribuir para a superação de dilemas atuais vividos pelas ciências da saúde, que estão produzindo novos conhecimentos em uma intensidade nunca vista”, sintetiza Barreto.
Para viabilizar o funcionamento do núcleo, serão investidos cerca de R$ 2 milhões com recursos captados em projetos, além dos valores para a compra do cluster SGI UV 3000, pela Fiocruz, com recursos da FINEP CT-Infra.
Mais informações no site do governo da Bahia.
*Com informações da CPqGM (Fiocruz Bahia).