No começo do mês, a presidenta Dilma Rousseff recebeu, em Brasília (DF), o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, na primeira visita dele ao Brasil de caráter bilateral. Foi oferecido um almoço à autoridade europeia, que teve a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. Durante a agenda, foram assinados acordos entre as duas nações, em diferentes áreas, entre elas ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
O memorando de entendimento assinado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério da Educação e da Ciência da Bulgária prevê a aproximação entre as comunidades científicas das duas nações. A parceria envolve o programa Ciência sem Fronteiras e cooperação em pesquisa antártica.
“Já contamos com experiências concretas nessas áreas. A Bulgária participa do Ciência sem Fronteiras; na cooperação antártica, o Brasil presta apoio logístico e de manutenção à base búlgara de St. Kliment Ohridski”, destacou a presidenta Dilma.
Celso Pansera enfatizou a importância estratégica dos acordos assinados com o governo búlgaro. Além disso, uma equipe brasileira irá à Bulgária nos próximos meses para estreitar as relações entre os países.
“A União Europeia é um parceiro muito importante para o Brasil e a Bulgária é um ator de destaque nesse momento em que o País trabalha para fechar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Esse é mais um capítulo dessa longa relação com a comunidade europeia. Em breve, um equipe do Ministério vai à Bulgária para estreitar as relações com aquele país”, afirmou Pansera.
* Fonte: MCTI
* Foto: Roberto Stuckert Filho/PR