Um convênio assinado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e o Grupo Neoenergia, responsável pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), vai permitir a construção de um novo prédio na área do Parque Tecnológico da Bahia. A área abrigará laboratórios de certificação de componentes para geração fotovoltaica de energia solar.
“A nossa próxima grande onda de desenvolvimento vai ser na área de energias renováveis. A indústria eólica já é uma realidade no Estado, agora é a vez da indústria solar. Nós temos todo o interesse de atrair grandes fabricantes para a Bahia. Esses grandes fabricantes precisarão certificar seus equipamentos, e a ideia desse laboratório é apoiar esta necessidade”, destaca o secretário da Secti, Manoel Mendonça, ressaltando que a construção vai ser financiada pela Coelba, mas operada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para Mendonça, em momentos de crise é preciso criatividade para continuar avançando. “Essa nossa parceria com o Grupo Neoenergia e a UFBA é uma prova disso. Precisamos buscar sempre parcerias que viabilizem novos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação na Bahia. Sabemos que 2015 foi um ano difícil, mas não podemos abaixar a cabeça. Crise sempre gera oportunidade”.
A expectativa é que o prédio esteja em funcionamento já neste ano. A Secti e o Grupo Neonergia afirmam que os investimentos giram em torno de R$ 10 milhões, sendo quatro para a construção do prédio e os outros seis para aquisição de equipamentos que vão servir ao laboratório de certificação.
* Foto: Nilton Souza
* Com informações da Secti