As seis empresas do Porto Digital que foram contempladas na primeira edição do Deep Dive, programa de internacionalização do parque tecnológico, já estão no Vale do Silício, na Califórnia, participando de uma intensa programação de cursos, mentorias e capacitações, com duração de dois meses. Cada empresa – Bighut, Inloco Media, Oncase, Lotebox, Siliconreef e Suati – enviou um gestor para participar do programa, resultado de uma parceria do Porto Digital com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
No mês de janeiro a programação principal inclui uma bateria de aulas e metodologias, com o objetivo de introduzir os empreendedores pernambucanos nas dinâmicas do Vale do Silício. Modelo de negócios, desenvolvimento corporativo, proposição de valor, técnicas de pitch, estratégias de escalada de negócios e até mesmo dicas específicas de como se portar no ambiente mais inovador do planeta fazem parte do primeiro mês de atividades. As aulas são intercaladas com momentos de mentoria individual, nas quais os empresários podem obter conhecimentos específicos sobre suas áreas de atuação, além de atividades como visitas a empresas como o Google, Facebook e Linkedin.
“Esperamos, com esse período intenso de imersão, que as empresas ampliem consideravelmente sua rede de relacionamentos, aperfeiçoem seus modelos de negócio e sejam contagiadas pelo espírito disruptivo do Vale”, comenta a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg. Para o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, as experiências adquiridas no Vale do Silício serão fundamentais para o desenvolvimento de outras etapas do programa. “Esperamos que os selecionados do Deep Dive passem por esta experiência de maturação e contagiem o ecossistema quando voltarem. Esse é apenas o nosso primeiro mergulho, mas esperamos que a parceria se perpetue e que possamos levar mais empresas para outros ambientes de inovação”, comenta.
Saiba mais sobre as empresas selecionadas:
Bighut: estúdio de desenvolvimento de jogos, com o objetivo de criar jogos móveis grátis para o casual gamer dedicado. Seu foco é a criação de uma mid-core twist em jogos casuais, alguns dos quais já estão disponíveis nas lojas de aplicativo.
Inloco Media: rede de publicidade mobile que trabalha com tecnologia de geolocalização. Tem hoje mais de 30 milhões de usuários e mais de 2 bilhões de impressões mensais, apenas no Brasil. Seus principais clientes são: P&G, Samsung, Cyrela, Vivo, Unilever, Renault, LG, O Boticário, entre outras.
Oncase: consultoria especializada em soluções de Business Analytics, Business Intelligence e Big Data, com ênfase nas edições Community e Enterprise da Plataforma Pentaho. Trabalha com extração, transformação e carga de dados estruturados e não estruturados, integrando com banco de dados para criação de relatórios.
Lotebox: plataforma online que possibilita agentes de cargas, transportadoras, trades e outras empresas a se conectarem para consolidar containers e economizarem tempo e dinheiro no frete de cargas.
Siliconreef: empresa de inovação em microeletrônicos. Através de uma combinação de tecnologias inovadoras e energias sustentáveis, sua missão é criar produtos e soluções capazes de otimizar a autosuficiência na gestão de energia sustentável, pelo desenvolvimento de circuitos integrados de alta performance. Desenvolve projetos customizáveis e serviços, inclusive estudos para a produção de novos chips.
Suati: desenvolvedora de softwares e serviços de TI que atendem às necessidades das empresas de energia, com excelência e domínio das tecnologias mais recentes de construção de software.
* Fonte: Site do Porto Digital