Nos dias 03 e 04 de dezembro, foi realizado o Workshop: Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, voltado para as incubadoras e aceleradoras selecionadas por meio de uma chamada. Fruto de uma parceria entre Anprotec, Sebrae e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), anunciada durante a 25ª Conferência Anprotec, o Programa Aceleração e Incubação de Impacto é voltado a aceleradoras e incubadoras em todo o país que desejam iniciar ou ampliar sua atuação em negócios de impacto social, ou seja, modelos de negócios rentáveis de que oferecem soluções inovadoras para problemas sociais.
Durante o workshop, profissionais de 28 organizações, dentre incubadoras e aceleradoras de 15 estados, participaram de dinâmicas, assistiram painéis e apresentações de especialistas, investidores e empreendedores com atuação em negócios de impacto social. Além de compreenderem a visão de negócios de impacto proposta pelo ICE, com foco na resolução de problemas sociais complexos, os participantes receberam orientações de como buscar e selecionar esse setor para seu portfólio e como auxiliar no processo de incubação e aceleração.
“Nesse encontro, o ICE enxergou o nascimento de uma rede de incubadoras que, além do propósito, querem trazer o tema de negócio de Impacto para o seu portfólio. Nosso papel foi apenas lançar luz às oportunidades objetivas para potencializar essa atuação de forma intencional e estratégica”, afirmou a diretora executiva do Instituto, Celia Cruz. Segundo a diretora, o grupo surpreendeu pela diversidade geográfica das instituições e pelo engajamento imediato com a geração de impacto social positivo mensurado.
Próximos passos
A partir do próximo ano, de janeiro a abril, serão oferecidos webinars, curso online e mentorias, capacitando os participantes a elaborarem um plano de ações para inclusão de negócios de impacto em seu portfólio.
Depois desse processo, dez incubadoras e aceleradoras serão selecionadas como finalistas e participarão gratuitamente do 2º Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, que deverá ocorre em junho, em São Paulo. Os finalistas apresentarão seu plano de ação para uma banca de especialistas, que selecionará os cinco melhores planos de ação.
Os melhores plano de ação renderão as incubadoras e aceleradores R$ 25 mil para execução do projeto, enquanto os empreendedores do seu portfólio, que possuam negócios de impacto, terão acesso a mentoria e vouchers em serviços do Sebrae.
Para acessar a cobertura fotográfica do Workshop. acesse este link: https://goo.gl/photos/uFgoBjgBoJtotWXt8