O plano de internacionalização da Endeeper, instalada no Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi classificado como um dos melhores no Programa Qualimundi, promovido peloSebrae. O plano da Endeeper, que atua no setor de petróleo, gás e energia, foi desenvolvido para identificar oportunidades de negócios na Europa. O Qualimundi promove qualificação para internacionalização de pequenas empresas e reuniu 50 companhias da região metropolitana e serra gaúcha.
O Qualimundi tem como objetivo promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia, visando à adequação da base de fornecedores e estimulando processos locais de desenvolvimento. A Endeeper é uma empresa provedora de software e serviços para gestão de conhecimento e integração de dados geológicos no setor de petróleo, gás e energia que tem clientes europeus como a Statoil (Noruega), Shell (Holanda) e Geosiris (França) e, por isso, buscou o apoio do programa.
A proposta do plano de internacionalização da Endeeper foi iniciar o projeto de ampliação de mercado na Espanha com a comercialização de uma solução tecnológica para a Repsol, 15ª maior petroleira do mundo. O CEO da Endeeper, Luiz Henrique Boff, afirma que “o auxílio do Sebrae e do Qualimundi permitiu o desenvolvimento do plano de internacionalização a partir de uma metodologia que facilitou a organização de informações e levou à concretização de um negócio estratégico para ampliar nossa participação neste mercado”.
Mais informações no site da Endeeper.
* Com informações do CEI/UFRGS.