Foram lançadas nesta sexta-feira (11), as chamadas para seleção de incubadoras de empresas e de startups da Região Amazônica que queiram participar do Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado de uma parceria entre Anprotec, Samsung e o Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI-Daegu), da Coreia do Sul. O objetivo do programa é identificar e oferecer suporte a novos projetos de empreendedorismo em todo o país.
O anúncio das chamadas foi feito pelo vice-presidente da Anprotec, Jorge Audy, durante o workshop “Ecossistemas da Inovação”, que está sendo realizado em Manaus (AM), em parceria com a Fapeam. “Atividades como essas, na área de inovação e empreendedorismo, têm enorme significado quando ocorrem em regiões específicas, levando ações importantes de desenvolvimento para o país como um todo. Exatamente nesta semana, em que tivemos o PL 77/15 aprovado no Senado Nacional, a realização do workshop e o lançamento das chamadas em parceria com a Samsung são muito oportunas e ocorrem no momento certo”, afirmou.
Com as chamadas, serão selecionadas até dois empreendimentos da Região Amazônica e uma incubadora da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia) para integrar a fase piloto do programa. Eles se juntam aos empreendimentos e incubadoras de empresas já selecionados em outras regiões do país. O objetivo dessa etapa é integrar a região Norte à iniciativa, fomentando tecnologias emergentes e contribuindo para o desenvolvimento de novas empresas que desejam criar mudanças positivas para a sociedade, por meio de soluções nas áreas de educação digital, saúde digital, segurança da informação e mobilidade/soluções de convergência (telefones, tablets e wearable).
Para Audy, as chamadas envolvem estímulos concretos à inovação e ao desenvolvimento de empreendimentos de alto impacto e, consequentemente, da região. “O estímulo à inovação tecnológica e ao empreendedorismo inovador deve ser acompanhado de ações efetivas de parcerias com o Governo Federal e local, bem como com empresas, gerando condições de fomento e viabilizando a geração e desenvolvimento de empreendimentos inovadores”, destacou.
Chamada para incubadoras
Para a chamada destinada às incubadoras de empresas, podem se candidatar instituições da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia) que sejam associadas à Anprotec, estejam devidamente credenciadas junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ou ao Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e regularizadas para a aplicação de recursos provenientes de Lei de Informática.
As propostas submetidas serão avaliadas por uma banca especializada, tomando como base critérios objetivos definidos em conjunto por Samsung e Anprotec. Após a seleção preliminar da incubadora de empresas, um grupo de profissionais, incluindo, no mínimo, dois membros da banca avaliadora, poderá visitar as instituições pré-selecionadas para validação das informações submetidas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, até o dia 15 de janeiro de 2016. O resultado da seleção da incubadora de empresas será informado no dia 18 de janeiro.
Para mais informações, acesse a chamada para seleção de incubadora de empresas.
Chamada para empresas
A chamada destinada às empresas irá selecionar até dois empreendimentos de base tecnológica, legalmente registrados, que atuem e ou tenham sede na Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia) e ou Oriental (Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso) e possuam projetos sinérgicos aos setores de interesse da Samsung. (Para conhecer as áreas de interesse da Samsung e os demais requisitos exigidos, acesse a chamada para seleção de empresas)
A seleção das propostas será feita por um Comitê de Avaliação composto por representantes da Anprotec e Samsung para a fase piloto e por especialistas ad hoc. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro de 2016 neste link , e o resultado das empresas selecionadas será informado no dia 22 de janeiro.
Para mais informações, acesse a chamada para seleção de empreendimentos
Próximas fases
A partir de janeiro de 2016, inicia-se a fase de incubação, que tem duração de seis meses. Os projetos escolhidos receberão investimentos da ordem de R$ 140 mil, além de infraestrutura física, metodologia de incubação e oportunidades de mentoria para os vencedores. As startups selecionadas receberão ainda treinamentos focados na criação de empreendimentos, inspirado no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.
Os empreendedores serão encorajados a ousar e avaliar os riscos dos projetos, pois as propostas de alto teor disruptivo e tecnológico, aliado ao real potencial de mercado, poderão receber investimentos adicionais do programa.
* Foto: Shutterstock