Para potencializar o empreendedorismo e a inovação atrelada às vocações locais, o governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Anprotec, promove o workshop “Ecossistemas de Inovação”, entre hoje e amanhã (11), em Manaus. O evento tem como objetivo apoiar a implantação de incubadoras de empresas no Amazonas, além de alavancar as potencialidades locais e traçar um plano para apoiar as incubadoras que agregarão valor aos produtos regionais.
Nesta quinta-feira, a programação começou às 14h, com a análise dos resultados do ecossistema de inovação de Manaus e priorização das diretrizes de atuação no aprimoramento das ações voltadas à inovação na capital.
Amanhã, as atividades começam às 09h, com uma palestra sobre os principais elementos do ecossistema de inovação do Amazonas e o papel de cada microempreendedor neste cenário. A palestra será ministrada pelo gestor de projetos da Anprotec, Carlos Eduardo Negrão Bizzotto.
A programação encerrará com uma discussão sobre o aprimoramento do ecossistema de inovação do Amazonas com base, entre outros, nas iniciativas das incubadoras e microempreendedores.
Também está previsto o lançamento de duas chamadas para o Programa de Promoção da Economia Criativa – uma voltada a empresas e outra a incubadoras. O programa é resultado da parceria entre Samsung, Anprotec e o Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI- Daegu), da Coréia do Sul, que tem o objetivo de identificar e oferecer suporte a novos projetos de empreendedorismo.