Na segunda semana de dezembro, foi promovida mais uma missão do projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Representantes de cinco empresas brasileiras, ligadas a parques tecnológicos e incubadoras, estiveram nos Estados Unidos, onde visitaram ambientes de inovação e empresas com o objetivo de prospectar parcerias para a internacionalização de negócios. Participaram da missão, as seguintes empresas:
* Kidopi CleverCare –desenvolve softwares para a indústria médica, incubada na Supera (Ribeirão Preto/SP)
* Kimera Biotecnologia – desenvolve hormônios de sincronização de cio, pré-incubada na Supera (Ribeirão Preto/SP)
* Nanovetores – desenvolve princípios ativos encapsulados, incubada no Celta (Florianópolis/SC)
* Petrec – presta serviços de análise e interpretação de dados geológicos e geofísicos, instalada no Parque Tecnológico da UFRJ (Rio de Janeiro/RJ)
* Roverpix – fornecedor de tecnologias para a indústria de fotografia profissional, incubada na Supera (Ribeirão Preto/SP)
Agenda
Na segunda-feira, foi realizada uma visita à incubadora e aceleradora Venture Hive, localizada em Miami, no estado da Flórida. O objetivo principal do Venture Hive é desenvolver habilidades de liderança nos empresários durante o período de incubação, por meio de um acompanhamento intensivo de indicadores de performance – o que pode levar mais de 36 meses. Segundo a CEO e fundadora, Susan Amat, a incubadora não abriga empresas do mesmo setor para não gerar conflitos internos.
O grupo também visitou o Miami Innovation Center, incubadora e aceleradora da Universidade de Miami, voltada para negócios ciências da vida. Ainda em construção, o espaço abrigará empresas e também terá laboratórios para pesquisa e desenvolvimento.
A consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, Aksara Somchinda, acompanhou o CEO da empresa Nanovetores, Ricardo Ramos, em visitas a empresas norte-americanas com atuação no setor cosmético.
Algumas das empresas visitadas se interessaram pelos ativos encapsulados com nanotecnologia, produzidos pela Nanovetores, e fizeram pedidos de amostra para formulação de novos produtos. Os ativos com propriedades para tratamento de cabelo, unhas e face, produzidos pela empresa, foram os principais destaques.