Na quinta-feira (26), o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) promove a palestra “O empreendedorismo vanguardista como motor do desenvolvimento nacional”. A palestra será ministrada pelo professor Daniel Vargas e contará com a presença do professor Ricardo Ruiz, vice-presidente e diretor de prospecção do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), como chairman do evento. O evento é gratuito e será realizado às 10h, no auditório do BH-TEC, onde será servido welcome coffee a partir das 9h30.
De acordo com o palestrante Daniel Vargas, o empreendedorismo foi historicamente tratado no Brasil como espécie de luxo das grandes empresas ou como hobby da juventude, mas não como verdadeiro motor do crescimento do país. Alterar este cenário exige do país medidas que vão além do ajuste fiscal ou da reforma gerencial do estado. Quatro conjuntos de mudanças institucionais precisam ser colocadas no centro da agenda nacional: alterar o regime jurídico do capital de risco no Brasil; alterar o regime jurídico do estado empreendedor; alterar a dinâmica de interação entre a universidade e o mercado; e Promover o desenvolvimento de tecnologias multissetoriais.
Conheça o palestrante
Daniel Vargas, professor da FGV Direito Rio, é doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard, mestre e bacharel em direito na Universidade de Brasília. Foi Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Secretário de Ações Estratégicas, Secretário Executivo e Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (interinamente) da Presidência da República. Coordenou a formulação de projetos nacionais de qualificação do ensino básico e de fomento ao empreendedorismo de vanguarda.
Conheça o chairman
Ricardo Machado Ruiz – Professor Associado da FACE-UFMG, Vice-Presidente e de Diretor de Prospecção de Negócios do INDI – Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais. Economista e Mestre em Ciência Econômica pela UNICAMP. Doutor em Economia pela The New School for Social Research. Foi conselheiro do CADE- Conselho Administrativo de Defesa Econômica (01/2010 a 02/2014).
* Com informações da BH-TEC