A sessão de encerramento da 25a Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação reuniu, na tarde desta quinta-feira (22), representantes de Anprotec, Sebrae, Arca Multincubadora, Universidade Federal de Mato Grosso e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Realizadores e organizadores locais comemoraram o sucesso do evento, que contabilizou 668 participantes, de 25 unidades da federação e 17 países.
A abertura da sessão foi dedicada à apresentação do Programa Harpia, uma proposta de apoio a empresas inovadoras de alto crescimento. Apresentada pelo ex-presidente e atual conselheiro da Anprotec, José Eduardo Fiates, o Programa propõe a sinergia entre as diferentes entidades que oferecem suporte ao empreendedorismo inovador, buscando a convergência de ações e iniciativas. Clique aqui e saiba mais.
Balanço
Na segunda parte da sessão, a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, fez um balanço do evento, destacando a diversidade da programação e os importantes anúncios e lançamentos realizados durante a Conferência. “Foram dias intensos e é com satisfação que encerramos este evento, na certeza de que tudo que aqui foi discutido e consolidado fortalece nosso movimento e nos dá energia para superar os desafios que se apresentam”, afirmou.
A representante do Sebrae, Maria de Lourdes da Silva, também ressaltou a troca de experiências e conhecimento proporcionada pela programação. “Foram momentos importantes de reflexão. Recebemos muita informação e conhecimento, além da oportunidade de conversar com pessoas de todo o país, que vivenciam o empreendedorismo e a inovação no dia a dia. Em nome do Sebrae, afirmo que saímos de Cuiabá muito satisfeitos com o que vimos e vivemos aqui. Nossa parceria com a Anprotec segue cada vez mais forte, o que aumenta nossa responsabilidade de fazer cada vez melhor.”
O vice-reitor da Universidade Federal do Mato Grosso, João Carlos Maia, comentou o legado deixado pelo evento ao estado. “Fizemos questão de trabalhar por este evento porque percebíamos que seria uma excelente oportunidade de capitalizar conhecimento. Estamos satisfeitos. Quem mais ganhou fomos nós, do estado. Compartilhamos experiências fantásticas, de várias regiões. Isso é motivo para fortalecer o que pensamos em termos de empreendedorismo e inovação”, destacou.
O secretário adjunto da Seciteci, Elias de Andrade, agradeceu a Anprotec e Sebrae pela confiança na organizaçãoo local do evento. “Nosso evento foi um sucesso e podem estar certos de que estaremos presença nas próximas Conferências da Anprotec, com notícias concretas da implantação de nosso parque tecnológico, um compromisso aqui assumido por nosso governador. Voltem sempre ao Mato Grosso, pois serão sempre muito bem vindos”, disse.
O presidente da Arca Multincubadora, Wilson Luconi, também manifestou satisfação pelos excelentes resultados do evento. “A organização da Conferência nos permitiu criar um clima favorável ao empreendedorismo e à inovação em nosso estado, aproximando diversas entidades e instituições que compartilham desse objetivo. Agradecemos à Anprotec e ao Sebrae por essa oportunidade de trabalharmos juntos e estreitarmos relações”, afirmou.
Ao final da sessão, os representantes da organização local em Cuiabá passaram a bandeira da Anprotec à equipe organizadora da 26a Conferência Anprotec, que será realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 17 e 21 de outubro de 2016.
*Foto: Márcio Oliveira. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.