O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu edital para instalação de novas empresas que atuam em pesquisa e desenvolvimento, de organizações sem fins lucrativos e demais companhias que mantenham ou pretendam estabelecer parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação com a Universidade. A chamada pública foi lançada nesta quinta-feira e ficará disponível por um ano, podendo ser renovada.
Acesse o edital.
No total, o espaço disponível no novo prédio é de 808 m2 de escritórios para ocupação de até 16 salas e 377 m2 para ocupação de até dois galpões. As empresas serão classificadas de acordo com a receita operacional bruta, conforme os critérios estipulados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que constam no edital.
As empresas que se instalarem no parque terão acesso a assessoria de gestão de negócios, comunicação, ampliação de networking e articulação corporativa dentro do custo operacional, disponível no site www.parque.ufrj.br. No caso de empresas graduadas em incubadoras nacionais há um ano ou menos, estes valores terão desconto de 50% nos primeiros 24 meses de contrato. As médias-grandes e grandes empresas que se interessarem pelo espaço somente poderão ocupar área de até 400 m2.
“Nosso objetivo é estimular o empreendedorismo, incentivar e auxiliar o crescimento de pequenas e médias empresas que são capazes de transformar inovação em bens reais para a sociedade. Este é o objetivo e missão do Parque. Não oferecemos apenas um espaço, mas damos as reais condições para que uma empresa inovadora e que invista em Pesquisa e Desenvolvimento seja sustentável”, diz o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Mauricio Guedes.
As empresas interessadas devem apresentar documentação e proposta descritas na chamada pública e as propostas serão qualificadas pela Comissão de Avaliação do Conselho Diretor do Parque. Os valores do metro quadrado para o prédio em formato de salas comerciais e para galpões estão disponíveis no site do parque.
Sobre o Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico da UFRJ está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, em uma área de 350 mil m2. Inaugurado em 2003, o parque tem o objetivo de estimular a interação entre a Universidade e as empresas. Dessa forma, é capaz de transformar conhecimento em emprego e renda por meio da oferta de produtos e serviços inovadores para a sociedade.
Hoje o parque abriga centros de pesquisa de 13 grandes empresas, seis pequenas e médias, além de seis laboratórios da própria UFRJ. A Incubadora da Coppe, que, atualmente, abriga 29 startups, também está instalada no parque. Desde a sua inauguração, os investimentos no parque alcançaram mais de R$ 1 bilhão e o local emprega atualmente cerca de 1.500 pessoas.
*Com informações do Parque Tecnológico da UFRJ.