O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) do Governo Federal abriu inscrições para a 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, Todos@Web. O concurso tem como objetivo conscientizar desenvolvedores além de promover e premiar ações em favor da acessibilidade na web. As inscrições podem ser realizadas no site até o dia 3 de março de 2016.
O prêmio é dividido em três categorias: Pessoas e Instituições, que tem o objetivo de premiar a pessoa ou entidade que fez um grande trabalho pela acessibilidade na web; Projetos Web, que reconhece publicamente websites que utilizem corretamente os padrões web e sejam acessíveis para pessoas com deficiência; e Aplicativos e Tecnologias Assistivas, que prestigia criações feitas sem fins comerciais e sigam as diretrizes da acessibilidade.
“Apoiamos a iniciativa desde a sua primeira edição em 2011. O Brasil possui hoje cerca de 45 milhões de cidadãos com algum grau de deficiência. É preciso tornar os portais públicos acessíveis para estas pessoas”, disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.
O concurso é uma parceria do ministério com o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), W3C Brasil, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site do Todos@Web.